Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeon, Fernanda Leite Lopez de-
dc.contributor.authorMenezes-Filho, Naércio Aquino-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1984-1997pt_BR
dc.date.accessioned2015-08-26T19:44:14Z-
dc.date.available2015-08-26T19:44:14Z-
dc.date.issued2002-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4286-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise descritiva dos indicadores e determinantes da reprovação, avanço e evasão escolar condicional à reprovação no Brasil para as seguintes séries-diploma: 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, no período 1984-1997. Foram utilizados dados em painel da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, cuja peculiaridade é seguir os mesmos indivíduos ao longo do tempo. Procuramos encontrar os determinantes da seleção dos indivíduos ao longo do ciclo escolar, concentrando a análise nas características familiares e nos seus efeitos sobre as probabilidades de sucesso. Concluímos que esses efeitos são mais importantes nas séries mais avançadas, e principalmente como determinantes do avanço escolar. Além disso, durante o período em análise, as características familiares perderam parte de sua importância, apontando para a universalização do ensino.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleReprovação, avanço e evasão escolar no Brasilpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 417-452 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordPesquisa Mensal de Emprego (PME)pt_BR
dc.subject.keywordCiclo escolarpt_BR
dc.subject.keywordCaracterísticas familiarespt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3387pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 417-452, dez. 2002pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper presents a descriptive analysis of the indicators and determinants of schooling repetition, advance and evasion in Brazil, for the end of the cycles series, between 1984 and 1997. We use a data set called Pesquisa Mensal de Emprego (PME) that follows the same individuals over time. We try to find the determinants of the selection of individuals through the schooling cycle, focusing on the analysis of the family characteristics and their effects on the probabilities of success. We conclude that their effects are more important in the more advanced series and act mainly through their effects on the schooling advance. Moreover, over time the family characteristics have lost part of their importance, which suggests a democratization of the schooling progress.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v32_n03_Reprovacao.pdf265.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.