Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4332
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Corbucci, Paulo Roberto | - |
dc.contributor.author | Barreto, Angela Maria Rabelo Ferreira | - |
dc.contributor.author | Castro, Jorge Abrahão de | - |
dc.contributor.author | Chaves, José Valente | - |
dc.contributor.author | Codes, Ana Luiza Machado de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-09-01T14:19:17Z | - |
dc.date.available | 2015-09-01T14:19:17Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4332 | - |
dc.description.abstract | Este capítulo contextualiza o momento em que a Constituinte foi instalada, sob a ótica jurídico-legal e da situação educacional da população brasileira. Sintetiza os principais pontos de disputas e embates acerca da educação no processo constituinte. Traz os desdobramentos legais, sobretudo no que se referem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Analisa os avanços, os limites e os desafios da educação brasileira nas duas décadas subsequentes à promulgação da Constituição Federal (CF) de 1988. Aborda os gastos públicos com educação, no período 1995-2005, segundo as esferas de governo e subáreas de ensino. Por fim, apresenta conclusões preliminares a respeito da evolução da situação educacional no Brasil, ao longo das últimas duas décadas, assim como dos principais desafios que se colocam para a sociedade brasileira no presente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Vinte anos da Constituição Federal de 1988 : avanços e desafios na educação brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | Educação | pt_BR |
dc.type | Políticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 17-81 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo constituinte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Promoção da educação | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4137 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Políticas Sociais : Acompanhamento e Análise, Brasília, v. 2, n. 17, 2009. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
bps_n.17_vol02_educacao.pdf | 837.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.