Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4332
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCorbucci, Paulo Roberto-
dc.contributor.authorBarreto, Angela Maria Rabelo Ferreira-
dc.contributor.authorCastro, Jorge Abrahão de-
dc.contributor.authorChaves, José Valente-
dc.contributor.authorCodes, Ana Luiza Machado de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-09-01T14:19:17Z-
dc.date.available2015-09-01T14:19:17Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4332-
dc.description.abstractEste capítulo contextualiza o momento em que a Constituinte foi instalada, sob a ótica jurídico-legal e da situação educacional da população brasileira. Sintetiza os principais pontos de disputas e embates acerca da educação no processo constituinte. Traz os desdobramentos legais, sobretudo no que se referem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Analisa os avanços, os limites e os desafios da educação brasileira nas duas décadas subsequentes à promulgação da Constituição Federal (CF) de 1988. Aborda os gastos públicos com educação, no período 1995-2005, segundo as esferas de governo e subáreas de ensino. Por fim, apresenta conclusões preliminares a respeito da evolução da situação educacional no Brasil, ao longo das últimas duas décadas, assim como dos principais desafios que se colocam para a sociedade brasileira no presente.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleVinte anos da Constituição Federal de 1988 : avanços e desafios na educação brasileirapt_BR
dc.title.alternativeEducaçãopt_BR
dc.typePolíticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 17-81 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamentopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino públicopt_BR
dc.subject.keywordProcesso constituintept_BR
dc.subject.keywordPromoção da educaçãopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4137pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Políticas Sociais : Acompanhamento e Análise, Brasília, v. 2, n. 17, 2009.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bps_n.17_vol02_educacao.pdf837.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.