Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4342
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v32_n03_Projeto.pdf200.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Projeto pedagógico e os resultados escolares
Authors: Franco, Creso
Mandarino, Mônica
Ortigão, Maria Isabel
Abstract: O objetivo deste artigo é investigar o impacto do projeto pedagógico elaborado pelas unidades escolares sobre a eficácia escolar — o resultado médio dos alunos de cada escola — e sobre a eqüidade intra-escolar — o modo como a origem social dos alunos afeta seus resultados. A pesquisa está fundamentada em dados coletados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 1999, matemática, 8a série, e a abordagem analítica faz uso de modelos hierárquicos lineares. Os resultados mostram que os projetos pedagógicos de escola não promoveram eficácia escolar e aumentaram o efeito da origem social nas notas dos alunos nos testes. As conseqüências desse resultado são objeto de discussão para a formulação de políticas educacionais, sendo enfatizada a importância de diferenciar políticas de qualidade de políticas de eqüidade e sublinhando-se a necessidade de as políticas de qualidade serem acompanhadas de iniciativas explicitamente destinadas à promoção de eqüidade.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3387
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.