Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4383
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v32_n03_Impacto.pdf238.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Impacto de políticas de não-repetência sobre o aprendizado dos alunos da 4ª série
Authors: Ferrão, Maria Eugénia
Beltrão, Kaizô Iwakami
Santos, Denis Paulo dos
Abstract: Ao longo dos últimos anos tem havido um consenso generalizado entre os pesquisadores no que diz respeito à adoção dos modelos de regressão multinível ou hierárquicos na modelagem dos dados que carregam a estrutura de agrupamento da população onde foram coletados. Este artigo apresenta uma breve introdução a essa classe de modelos, concretamente através da sua especificação formal e informação relativa aos procedimentos de estimação. A aplicação dos modelos é ilustrada pela modelagem dos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), coletados em 1999. É usado o estudo do impacto de políticas de não-repetência no desempenho escolar dos alunos da 4ª série do ensino fundamental (EF) da região Sudeste, extraído de um estudo mais amplo que os autores têm desenvolvido sobre a relação entre as políticas de correção da distorção idade-série (sendo a política de não-repetência uma delas) e a qualidade da educação provida à população.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3387
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.