Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLam, David-
dc.contributor.authorMarteleto, Letícia-
dc.contributor.otherPaixão, Luis Andrés (Assistente de pesquisa)-
dc.contributor.otherMatos, Raquel (Assistente de pesquisa)-
dc.contributor.otherMiranda, Vítor Felipe (Assistente de pesquisa)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1977-1999pt_BR
dc.coverage.temporal1970-2000pt_BR
dc.date.accessioned2015-09-08T18:22:58Z-
dc.date.available2015-09-08T18:22:58Z-
dc.date.issued2006-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4399-
dc.description.abstractNeste trabalho avaliamos o impacto das mudanças na estrutura etária e no tamanho da família na matrícula escolar de jovens nas três últimas décadas. Durante esse período, os jovens brasileiros passaram a viver em famílias menores e em coortes maiores e o nível médio de escolaridade dos jovens aumentou. Até a década de 1990 a população em idade escolar cresceu de maneira significativa, resultando em grande pressão sobre o sistema educacional. Recentemente, a desaceleração do crescimento populacional e a diminuição da população em idade escolar podem ter contribuído para a melhora dos indicadores educacionais. Utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 1977 a 1999 e do Censo Demográfico de 1970 a 2000, avaliamos os efeitos do tamanho da família, crescimento da coorte e escolaridade dos pais na matrícula escolar. Esses fatores são importantes e na direção esperada, sendo que, combinados, explicam grande parte do aumento da matrícula. Parte do efeito positivo causado pela diminuição do tamanho da família na matrícula foi compensada pelo efeito negativo do aumento do tamanho da população em idade escolar.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Escolaridade das crianças brasileiras durante a transição demográfica : aumento no tamanho da coorte versus diminuição no tamanho da famíliapt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 319-342 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamentopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. Populaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordEstrutura etáriapt_BR
dc.subject.keywordEscolaridadept_BR
dc.subject.keywordSistema educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPopulaçãopt_BR
dc.subject.keywordPesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3369pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 36, n. 2, p. 319-342, ago. 2006pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe goal of this paper is to investigate the effects of changing age structure and family size on schooling in Brazil during the last three decades. Over the period, average family size decreased, school-aged children cohorts grew, and schooling levels improved. Until the 1990s, the school-age population was growing, resulting in a strong pressure on the educational system. Recently, lower rates of population growth and smaller cohorts of school-aged children may have contributed to educational improvements. Pooling Pnad data from 1977 to 1999 and Census data from 1970 to 2000, we estimate the effect of family size, cohort size, and parental schooling on school enrollment. All factors have effects in the predicted directions, with the combined variables explaining a large portion of the increased enrollment. Results also show that part of the positive impact of smaller family sizes on enrollment rates was offset by the negative effect of increasing cohort sizes of school-age children.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v36_n02_Escolaridade.pdf180.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.