Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4404
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Luiz Renato-
dc.contributor.authorSimonassi, Andrei Gomes-
dc.contributor.otherTourinho, Octávio (Comentários)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1947-1999pt_BR
dc.date.accessioned2015-09-08T19:04:46Z-
dc.date.available2015-09-08T19:04:46Z-
dc.date.issued2005-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4404-
dc.description.abstractO artigo contribui para o debate acerca da sustentabilidade da dívida pública brasileira, considerando a existência de efeitos não-lineares na série de déficit público. A partir de dados para as finanças públicas nacionais, compreendendo o período 1947-1999, encontra-se evidência do fenômeno de estabilização fiscal tardia. Em particular, os resultados sugerem que, apenas quando o aumento do déficit orçamentário atinge 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB), as autoridades intervêm com medidas de austeridade fiscal que garantem a sustentabilidade de longo prazo da dívida pública. Este limiar sobe para 2,2% do PIB quando se considera a receita de senhoriagem no cômputo do déficit público, sugerindo que esse instrumento alternativo de financiamento do déficit torna o governo mais tolerante aos desequilíbrios fiscais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDinâmica não-linear e sustentabilidade da dívida pública brasileirapt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 227-244 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordDéficit públicopt_BR
dc.subject.keywordDéficit orçamentáriopt_BR
dc.subject.keywordProduto Interno Bruto (PIB)pt_BR
dc.subject.keywordAusteridade fiscalpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3372pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 227-244, ago. 2005pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper contributes to the debate on whether the Brazilian public debt is sustainable or not in the long run by considering threshold effects on the Brazilian Budget Deficit. Using data from 1947 to 1999 and a threshold autoregressive model, we find evidence of delays in fiscal stabilization. In particular, our results suggest that, only when the increase in the budget deficit reaches 1.7% of the GDP, will fiscal authorities intervene to guarantee that public debt will be sustainable in the long run. If seignorage is accounted for, the threshold increases to 2.2%, suggesting that seignorage makes government more tolerant to fiscal imbalances.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v35_n02_Dinamica.pdf246.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.