Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4496
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicados_n122_Governo.pdf753.68 kBAdobe PDFView/Open
Title: Governo gastador ou transferidor? - um macrodiagnóstico das despesas federais (2001-2011)
Other Titles: Comunicados do Ipea 122 : Governo gastador ou transferidor? - um macrodiagnóstico das despesas federais (2001-2011)
Authors: Orair, Rodrigo Octávio
Santos, Cláudio Hamilton Matos dos
Petrelli, Vanessa
Acioly, Luciana
Calixtre, André
Abstract: Este Comunicado faz uma análise das despesas públicas federais no período de 2001 a 2011 e, a partir dos dados apresentados, procura lançar luz ao debate atual sobre a expansão dos gastos federais. A metodologia empregada está baseada na classificação das despesas do governo pela ótica macroeconômica das contas nacionais, o que se traduz na identificação de dois blocos de despesas primárias (ou não financeiras): i) os gastos diretos formados pelo consumo do governo e as despesas de capital fixo, que incluem os investimentos; e ii) as transferências subdivididas em intergovernamentais, às famílias e às instituições privadas. É comumente argumentado que o governo federal vem aumentando demasiadamente os gastos públicos com o custeio da máquina e a carga tributária, sem contrapartida na melhoria da qualidade dos serviços públicos. Ainda de acordo com esta afirmativa, há um alto grau de centralização fiscal, uma vez que cerca de 70% da carga tributária brasileira é arrecadada na esfera federal. A síntese desta assertiva é que se estaria, no Brasil, diante de um governo “gastador”. Entre os principais fatos estilizados do período recente destacados neste Comunicado estão, por um lado, a queda, em proporção do produto interno bruto (PIB), do consumo intermediário do governo federal – medida mais precisa do custeio restrito da máquina – e a relativa estabilidade do agregado do consumo do governo.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Relatórios de Atividades / Técnicos
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.