Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4503
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Alexandre Augusto Seijas de-
dc.contributor.authorMenezes-Filho, Naércio Aquino-
dc.contributor.otherSouza, André Portela de (Comentários e sugestões)-
dc.contributor.otherFernandes, Reynaldo (Comentários e sugestões)-
dc.contributor.otherFerreira, Sérgio Guimarães (Comentários e sugestões)-
dc.contributor.otherMagalhães, Matheus Albergaria de (Comentários)-
dc.contributor.otherPostali, Fernando (Comentários)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-09-17T20:20:38Z-
dc.date.available2015-09-17T20:20:38Z-
dc.date.issued2005-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4503-
dc.description.abstractEste artigo estima a relação entre a evolução das ofertas de trabalho e os prêmios salariais por educação no Brasil. Utiliza-se um modelo teórico em que a função de produção depende de três agregados de trabalho: não-qualificados, intermediários e qualificados. A estimação compreende dois estágios: o primeiro fornece estimativas para as elasticidades de substituição entre grupos de idade e o segundo, estima as elasticidades de substituição entre grupos de qualificação. O estudo conclui que a utilização de três grupos educacionais parece adequada. Além disso, parece estar havendo um aumento na demanda relativa por trabalhadores com qualificação intermediária que está sendo superada pelo aumento da oferta relativa. Finalmente, a demanda por trabalhadores com nível superior parece ter permanecido constante, sendo o aumento do prêmio salarial totalmente explicado pela queda na sua oferta relativa.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Papel da oferta de trabalho no comportamento dos retornos à educação no Brasilpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 189-226 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamentopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalhopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordPrêmio salarial por educaçãopt_BR
dc.subject.keywordQualificaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade de rendimentospt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3372pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 189-226, ago. 2005pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicespt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper estimates the relationship between the relative supply of labor and the evolution of the education wage gaps in Brazil. The theoretical model consists of a production function that depends on three labor aggregates: unskilled, semi-skilled and skilled. The estimation follows a two-stage process. In the first, the elasticities of substitution between age groups are obtained and the second obtains the elasticities of substitution between skill groups. The paper concludes that the use of three skill groups seems adequate. Moreover, the demand for semi-skilled workers is increasing, but it is being compensated by the increase of their relative supply. Finally, the demand for skilled workers seems to have remained constant, so that the fall in relative supply totally explains the rise in the wage premium.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos
Emprego. Trabalho: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v35_n02_Papel.pdf773.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.