Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5035
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGiambiagi, Fabio (Comentários)-
dc.contributor.authorBarbosa, Fabio (Comentários)-
dc.contributor.authorFerreira, Francisco Marcelo Rocha (Comentários)-
dc.contributor.otherPinheiro, Armando Castelar-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1995-2002pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-29T23:15:35Z-
dc.date.available2015-10-29T23:15:35Z-
dc.date.issued2002-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5035-
dc.description.abstractO artigo analisa a evolução das contas públicas no Brasil nos dois períodos do Governo Fernando Henrique: 1995-1998 e 1999-2002. Procura-se mostrar que, para entender a dinâmica do déficit e da dívida pública, tão importante quanto o ritmo das chamadas “reformas estruturais” foi a atitude das autoridades. Assim, o elevado déficit do primeiro governo (1995-1998) é interpretado como o resultado de uma política expansionista, enquanto o ajuste de 1999 é visto como prova de comprometimento com o rigor fiscal e a necessidade de que o gasto público seja financiado de forma adequada. O texto mostra os dados das diversas rubricas em que se decompõe o resultado fiscal, destaca a importância das receitas extraordinárias para a redução do desequilíbrio e chama a atenção para a dimensão dos diversos ajustamentos patrimoniais que elevaram o valor da relação dívida líquida/PIB. Duas mensagens importantes que ficam são: a) a principal causa da piora fiscal no primeiro Governo Fernando Henrique foi a deterioração do resultado primário e não o aumento da carga de juros; e b) o gasto público primário federal total cresceu em termos reais em todos os oito anos — sem exceção — dos dois governos, a uma média de 6% a.a., mais do que o dobro da taxa de crescimento médio do PIB, de 2,4% a.a.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDo Déficit de metas às metas de déficit : a política fiscal do período 1995-2002pt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 1-48 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordEvolução das contas públicaspt_BR
dc.subject.keywordDéficit do primeiro governopt_BR
dc.subject.keywordRigor fiscalpt_BR
dc.subject.keywordGasto públicopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3389pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p. 1-48, abr. 2002pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article analyzes the evolution of public accounts in Brazil in the two Fernando Henrique Cardoso presidential terms: 1995-1998 and 1999-2002. Emphasis is given to the fact that in order to understand the dynamic of deficit and public debt the authorities’ attitude was as important as were the so-called “structural reforms”. Thus, the high deficit of the first term (1995-1998) is understood as the result of an expansionary policy, while the adjustment of 1999 is seen as proof of commitment with fiscal austerity and of the need to finance public expenditures properly. This paper also shows data from different items of the fiscal result, highlights the importance of the once-and-for-all revenues for the reduction of imbalance, and calls the attention to the dimension of the several wealth adjustments that increased the net debt/GDP ratio. Two important messages remain: a) the most relevant cause for the fiscal worsening during the first term of president Fernando Henrique Cardoso was the deterioration of the primary result and not the increase of the interest burden; and b) the total primary federal public expenditure grew in real terms in all the eight years—with no exceptions—of the two terms, at an average rate of 6% per annum, more than twice as much as the average yearly GDP growth rate of 2.4%.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v32_n01_Deficit.pdf227.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.