Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5044
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorEmilio, Daulins Rêni-
dc.contributor.authorBelluzzo Jr., Walter-
dc.contributor.authorAlves, Denisard Cneio de Oliveira-
dc.contributor.otherPicchetti, Paulo-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-10-29T23:25:47Z-
dc.date.available2015-10-29T23:25:47Z-
dc.date.issued2004-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5044-
dc.description.abstractO acesso ao ensino superior costuma ser visto como um fator fundamental para a redução da desigualdade de renda no Brasil. Este artigo apresenta uma análise dos determinantes do acesso à universidade pública, que é potencialmente útil para a análise de políticas direcionadas à ampliação das oportunidades de acesso ao ensino superior público. Utilizando dados do vestibular 2000 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 1999, foi estimado um modelo econométrico em que é corrigido o viés de seleção que surge como conseqüência do fato de que apenas os indivíduos que se candidataram são observados.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleUma Análise econométrica dos determinantes do acesso à Universidade de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeAn econometric analysis of the determinants of access to the University of São Paulopt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 275-306 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade de rendapt_BR
dc.subject.keywordAnálise de políticaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino superior públicopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3375pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 275-306, ago. 2004pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe access to higher education is commonly pointed as a critical issue for the alleviation of the income inequality in Brazil. This article presents an analysis of the determinants of the access to state universities, which is potentially useful for analyzing public policies for increasing the access to higher education. Using data from vestibular 2000 by Fuvest and from PNAD 1999, an econometric model has been estimated with correction for the selection bias arising from the fact that only those individuals taking the vestibular exams are observed.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v34_n02_Analise.pdf170.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.