Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5044
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Emilio, Daulins Rêni | - |
dc.contributor.author | Belluzzo Jr., Walter | - |
dc.contributor.author | Alves, Denisard Cneio de Oliveira | - |
dc.contributor.other | Picchetti, Paulo | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-10-29T23:25:47Z | - |
dc.date.available | 2015-10-29T23:25:47Z | - |
dc.date.issued | 2004-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5044 | - |
dc.description.abstract | O acesso ao ensino superior costuma ser visto como um fator fundamental para a redução da desigualdade de renda no Brasil. Este artigo apresenta uma análise dos determinantes do acesso à universidade pública, que é potencialmente útil para a análise de políticas direcionadas à ampliação das oportunidades de acesso ao ensino superior público. Utilizando dados do vestibular 2000 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 1999, foi estimado um modelo econométrico em que é corrigido o viés de seleção que surge como conseqüência do fato de que apenas os indivíduos que se candidataram são observados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Uma Análise econométrica dos determinantes do acesso à Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.title.alternative | An econometric analysis of the determinants of access to the University of São Paulo | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 275-306 : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdade de renda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de políticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior público | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3375 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 275-306, ago. 2004 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The access to higher education is commonly pointed as a critical issue for the alleviation of the income inequality in Brazil. This article presents an analysis of the determinants of the access to state universities, which is potentially useful for analyzing public policies for increasing the access to higher education. Using data from vestibular 2000 by Fuvest and from PNAD 1999, an econometric model has been estimated with correction for the selection bias arising from the fact that only those individuals taking the vestibular exams are observed. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v34_n02_Analise.pdf | 170.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.