Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5051
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Postali, Fernando Antônio Slaibe | - |
dc.contributor.author | Rocha, Fabiana Fontes | - |
dc.contributor.other | Mendes, Marcos (Sugestão) | - |
dc.contributor.other | Menezes-Filho, Naércio Aquino (Sugestão) | - |
dc.contributor.other | Nakane, Marcio (Sugestão) | - |
dc.contributor.other | Arvate, Paulo (Sugestão) | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1994-1999 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-10-29T23:39:39Z | - |
dc.date.available | 2015-10-29T23:39:39Z | - |
dc.date.issued | 2003-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5051 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é verificar se os impostos e as transferências servem como um esquema de seguro regional no Brasil. Esses estabilizadores automáticos redistribuiriam recursos de regiões onde estivessem ocorrendo aumentos de renda para regiões onde a renda estivesse caindo, fornecendo, assim, uma forma de seguro contra flutuações na renda, o que seria importante caso o acesso dos indivíduos ao mercado financeiro fosse mais limitado ou mais caro do que o do governo. Utilizando-se dados para os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, para o período 1994-1999, conclui-se que os impostos e as transferências atenuam os efeitos dos choques regionais de renda. Um aumento de 1% no PIB estadual irá crescer a arrecadação de impostos federais em cerca de 1,6% em média. Por outro lado, um aumento de 1% no PIB estadual reduzirá as transferências em cerca de 0,86% na média. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Federalismo fiscal enquanto esquema de seguro regional : uma avaliação do caso brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Fiscal federalism as a regional insurance scheme: an evaluation of the Brazilian case | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 573-595 | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3377 | pt_BR |
ipea.description.objective | Verificar se os impostos e as transferências servem como um esquema de seguro regional no Brasil. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 33, n. 3, p. 573-595, dez. 2003 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The purpose of this article is to verify if taxes and transfers serve as a regional insurance scheme in Brazil. These automatic stabilizers would redistribute resources from regions experiencing increases in income to regions experiencing income falls. They would provide, therefore, a form of insurance against income fluctuations, which might be important if individual´s access to financial markets is more limited, or costly, than the government’s. For the period 1994-1999 we conclude, using data from the 26 States plus the Distrito Federal, that taxes and transfers mitigate the effects of regional income shocks. A 1% increase in a State’s per capita income implies a 1.6% increase in federal taxes, on average. On the other hand, a 1% increase in a State’s per capita income triggers a 0.86% decrease in transfers, on average. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Economia. Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
ipea.classification | Sistema Monetário. Finanças. Bancos | pt_BR |
Appears in Collections: | Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v33_n03_Federalismo.pdf | 129.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.