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dc.contributor.authorAndrade, Mônica Viegas-
dc.contributor.authorGama, Marina Moreira-
dc.contributor.authorRuiz, Ricardo Machado-
dc.contributor.authorMaia, Ana Carolina-
dc.contributor.authorModenesi, Bernardo-
dc.contributor.authorTiburcio, Daniel Mattos-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2007-2010pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-30T00:24:53Z-
dc.date.available2015-10-30T00:24:53Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5084-
dc.description.abstractNeste trabalho investiga-se a estrutura de mercado do setor de planos e seguros de saúde no Brasil, considerando a dimensão relacionada à concentração de ofertantes. Para analisar a concentração do mercado de planos de saúde, faz-se necessário delimitar o mercado relevante nas dimensões produto e geográfica. Utiliza-se aqui uma metodologia para definição de mercado geográfico de planos de saúde no Brasil baseada nos modelos gravitacionais. No Brasil, a utilização de uma metodologia alternativa à fronteira geopolítica como critério de definição da dimensão geográfica pode ser complementar, haja vista a heterogeneidade geopolítica e socioeconômica do país. Nesse sentido, propõe-se que a área de mercado seja definida através do fluxo de relações de troca (consumo). Esse fluxo de relações depende da oferta de serviços, da demanda potencial e da distância entre a oferta de serviços e o local de residência. A parametrização do modelo é realizada a partir das informações de utilização de serviços hospitalares na rede pública proveniente dos registros de autorização de internação hospitalar (AIH). A aplicação empírica é realizada para o Brasil utilizando os dados de registros das operadoras de planos de saúde e seguros-saúde disponibilizados pela ANS para junho de 2007 e para janeiro de 2010. Do ponto de vista empírico, os resultados encontrados neste trabalho evidenciam a presença de um mercado concentrado em algumas áreas, sendo os mercados de planos coletivos menos concentrados que os de planos individuais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleMercados e concentração no setor suplementar de planos e seguros de saúde no Brasilpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 329-361 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordPlanos e seguros de saúdept_BR
dc.subject.keywordMercado relevantept_BR
dc.subject.keywordMercado geográficopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3333pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 42, n. 03, p. 329-361, dez. 2012.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this paper we investigate the concentration in health insurance sector in Brazil. In order to conduct this analysis it is necessary to establish the definition of relevant market in product and geographical dimensions. In this paper we apply a methodology based on gravitation models to define the geographical market. Till now the concentration analysis was performed in Brazil using geopolitical boundaries as the market definition. This alternative methodology should be better than Geopolitical boundaries once Brazil is specially large and heterogeneous country. We assume that health services are locally demanded and supplied. In that manner the market area is defined by the flow of trade. This flow is conditioned on health services supply, potential demand and friction variables. The empirical analysis was conducted using database sourced by the National Health Insurance Agency in Brazil – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – to 2007 and 2010. We analyzed the competition structure performing concentration indexes. Our results point out that health insurance sector in Brazil is concentrated.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationPrevidência. Previdência Socialpt_BR
ipea.classificationSaúdept_BR
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