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dc.contributor.authorFernandes, Reynaldo-
dc.contributor.authorMenezes-Filho, Naércio Aquino-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1981-2009pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-30T00:27:20Z-
dc.date.available2015-10-30T00:27:20Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5085-
dc.description.abstractEsse artigo constrói um modelo competitivo que relaciona os salários relativos e a alocação de trabalhadores com diferentes níveis de educação à demanda e à oferta de competências, fornecendo evidências empíricas para o caso do Brasil. O modelo assume que todos os trabalhadores qualificados realizam tarefas complexas, que todos os trabalhadores não qualificados executam tarefas simples e que os intermediários podem fazer ambas. A distribuição dos trabalhadores intermediários nas tarefas é gerada endogenamente para maximizar o produto total da economia. O modelo é simulado empiricamente para a economia brasileira entre 1981 e 2009. Os resultados sugerem que houve um aumento na demanda relativa por trabalhadores qualificados nas tarefas complexas e pelos intermediários em tarefas simples. Sem esses choques de demanda, os salários relativos dos trabalhadores intermediários teriam se reduzido ainda mais e os dos trabalhadores qualificados teriam declinado nos últimos 30 anos.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEducação, salários e a alocação de trabalhadores entre tarefas: teoria e evidências para o Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEducation, wages and allocation of workers between tasks: theory and evidence for Brazilpt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 311-328 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordSaláriospt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordAmérica Latinapt_BR
dc.subject.keywordBrasilpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3333pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 42, n. 03, p. 311-328, dez. 2012.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article develops a competitive model that relates the relative wages and allocation to tasks of workers with different education levels to the demand and supply of skills, providing empirical evidence for the case of Brazil. The model assumes that all skilled workers perform complex tasks, unskilled workers perform simple tasks and semiskilled workers can do both. The distribution of semi-skilled workers across tasks is generated endogenously to maximize total output of the economy. We conduct an empirical simulation of the model for the Brazilian economy in the period 1981-2009. The results suggest that there has been a rise in the relative demand for skilled workers in complex tasks and for semiskilled workers in simple tasks. Absent these demand shocks, the relative wages of the semiskilled workers would have fallen by more and the relative wages of the skilled workers would have fallen instead of rising in Brazil over the last 30 years.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
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