Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5105
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Roberto Tatiwa-
dc.contributor.authorCruz, Mércia Santos da-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1991-2000pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-30T00:49:45Z-
dc.date.available2015-10-30T00:49:45Z-
dc.date.issued2010-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5105-
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva testar se há clubes de convergência na desigualdade de renda dos municípios brasileiros, no período de 1991 a 2000, e quantificar qual o efeito da educação e do perfil entre as rendas do trabalho e das transferências governamentais neste processo. Os clubes de convergência foram identificados de forma endógena, através de um modelo com efeito threshold, no qual a variável threshold utilizada foi o índice de Gini no período inicial. Foram encontrados seis clubes de convergência. Neste processo de convergência, a renda do trabalho mostrou-se mais significante para a redução da desigualdade do que a renda oriunda das transferências governamentais. A média de anos de estudo (MAE) também contribuiu para a redução da desigualdade nos municípios que apresentaram menor desigualdade inicial.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEfeitos da educação, da renda do trabalho, das transferências e das condições iniciais na evolução da desigualdade de renda nos municípios brasileiros no período de 1991 a 2000pt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 103-122 : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade de renda dos municipios brasileirospt_BR
dc.subject.keywordEducacaopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3340pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 40, n. 01, p. 103-122, abr. 2010.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis work aims to test for convergence of income inequality in Brazilian municipalities, from 1991 to 2000, under the focus of convergence clubs, and to quantify the contribution of education and the profile of the labor income and government transfers in this process. These clubs have been endogenously identified using a threshold effect model, with the initial period Gini index as threshold variable. In the six convergence clubs identified, empirical evidence shows a convergence process of income distribution inequality in Brazil. In this process, labor income has been more significant for the inequality reduction than income from government transfers, while the average number of study years has also contributed for reducing inequality in the municipalities with lower initial inequality.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v40_n01_Efeitos.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.