Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Marcelo-
dc.contributor.authorSouza, Pedro Herculano Guimarães Ferreira de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2008-2009pt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:53:18Z-
dc.date.available2015-11-09T16:53:18Z-
dc.date.issued2015-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5182-
dc.description.abstractPor meio de uma decomposição de fatores do coeficiente de Gini, mediu-se a contribuição para a desigualdade das transferências monetárias diretas do e para o Estado brasileiro. Entre as transferências do Estado, estão salários dos trabalhadores do setor público, previdência pública em geral e assistência social; as transferências para o Estado são os tributos diretos. Os dados são provenientes da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009. Os resultados indicam que o Estado contribui diretamente para uma grande fração da desigualdade. Fatores associados ao trabalho no setor público – salários e Previdência – são muito concentrados e regressivos. Fatores relacionados ao setor privado também são concentradores, porém progressivos. Mecanismos redistributivos que poderiam reverter esta desigualdade, como tributos diretos e assistência social, são muito progressivos, mas seu volume é proporcionalmente pequeno; consequentemente, seu efeito positivo é completamente anulado pelas transferências regressivas do Estado. Ao contrário do que ocorre em outros países, o gasto público com trabalho e políticas sociais é concentrado em uma pequena população e, em seu conjunto, tende a aumentar a desigualdade.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleThe state and income inequality in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeDiscussion Paper 194 : The state and income inequality in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeGasto público, tributos e desigualdade de renda no Brasilpt_BR
dc.typeDiscussion Paperpt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical31 p.pt_BR
dc.rights.licenseReproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.pt_BR
dc.subject.keywordGasto públicopt_BR
dc.subject.keywordDistribuição de rendapt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade socialpt_BR
dc.subject.keywordFuncionários públicospt_BR
dc.subject.keywordPolíticas sociaispt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1281pt_BR
ipea.description.objectiveMedir a contribuição líquida do gasto público para a desigualdade de renda no Brasil e examinar os determinantes desta contribuição.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Discussion Paper ; 194pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie: Originally published by Ipea in January 2014 as number 1844a of the series Texto para Discussão.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractUsing a factor decomposition of the Gini coefficient we measure the contribution to inequality of direct monetary transfers to and from the Brazilian State. Among the transfers from the State are wages of public workers, pensions and social assistance; the transfers to the State are direct taxes. Data comes from the Brazilian POF 2008-2009. The results indicate that the State contributes directly and to a large share of inequality. Factors associated to work in the public sector – wages and pensions – are very concentrated and regressive. Factors related to the private sector are still concentrated, but progressive. Redistributive mechanisms that could revert this inequality, such as taxes and social assistance, are very progressive but proportionally small; consequently their effect is completely offset by the regressive transfers from the State. Contrary to what has been found in other countries, public spending with work and social policies is concentrated in a small oligarchy and, taken as a whole, tends to increase inequality.pt_BR
ipea.researchfieldsFortalecimento do Estado, das Instituições e da Democraciapt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_194.pdf357.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.