Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5259
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2113.pdf460.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2113_sumex.pdf35.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Transportes e metrópoles : aspectos da integração em regiões metropolitanas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2113 : Transportes e metrópoles : aspectos da integração em regiões metropolitanas
Authors: Pedroso, Frederico Ferreira Fonseca
Lima Neto, Vicente Correia
Abstract: Este Texto para Discussão (TD) tem como objetivo analisar as peculiaridades da gestão de transporte e mobilidade urbana em aglomerações metropolitanas que lhe dão o caráter de função pública de interesse comum e os desafios que isto implica para o seu planejamento em âmbito metropolitano. Realizar-se-á uma análise de estudos de caso a fim de contribuir para a identificação de potenciais falhas no planejamento, na operação e na gestão de sistemas de transporte público de passageiros (STPPs) no Brasil. O estudo, por fim, aponta para problemas de integração e gestão compartilhada, bem como assinala um conflito de atribuições entre os estados, os municípios e a União. Por fim, são realizados três apontamentos: i) que o planejamento integrado dos transportes em regiões metropolitanas (RMs) não deve estar condicionado às políticas de governo; ii) que a falta de integração se dá em razão do pouco ou inexistente compartilhamento dos processos lógicos de planejamento e operação nas diferentes organizações envolvidas na gestão de transportes em uma RM; e iii) o papel fundamental da governança, evitando-se a prevalência de políticas de governo prejudiciais aos sistemas de transporte.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Transportes: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.