Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5274
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2115.pdf767.29 kBAdobe PDFView/Open
td_2115_sumex.pdf39.7 kBAdobe PDFView/Open
Title: Planos de mobilidade urbana : instrumento efetivo da política pública de mobilidade?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2115 : Planos de mobilidade urbana : instrumento efetivo da política pública de mobilidade?
Authors: Lima Neto, Vicente Correia
Galindo, Ernesto Pereira
Abstract: Os planos de mobilidade urbana são instrumentos de efetivação da política de mobilidade. O Estatuto da Cidade obriga o desenvolvimento desses planos para municípios acima de 500 mil habitantes. A partir da Lei nº 12.587/2012, a exigência passou a seguir os mesmos critérios usados para os planos diretores urbanos (municípios com população acima de 20 mil habitantes). Considerando o ano de 2012 como referência, onze anos após o estatuto, por meio da pesquisa realizada, observa-se uma baixa execução nos municípios com mais de 500 mil habitantes: apenas treze dos 36 municípios habilitados (conforme população do Censo 2010) elaboraram planos de mobilidade. O texto avalia esses resultados e os contrapõe aos investimentos do PAC Mobilidade, destacando os desafios municipais nesse contexto.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Transportes: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.