Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5328
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vonbun, Christian | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-13T19:01:14Z | - |
dc.date.available | 2015-11-13T19:01:14Z | - |
dc.date.issued | 2015-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5328 | - |
dc.description.abstract | Este Texto para Discussão (TD) apresenta uma breve revisão da literatura acerca dos custos e benefícios de veículos elétricos e veículos híbridos do tipo plug-in (PHEV), com ênfase em seus benefícios em termos de redução da emissão de gases de efeito estufa e gases nocivos à saúde humana. Conclui-se que os veículos híbridos, ainda que tenham de superar barreiras tecnológicas e culturais, apresentam um grande potencial de elevar não apenas a eficiência energética do setor de transporte, mas também contribuir para aumentar a eficiência e reduzir os custos relacionados à produção de energia elétrica. Esses veículos podem servir de ponte entre os veículos convencionais e os elétricos, quando os desenvolvimentos tecnológicos, notadamente relativos ao custo e à eficiência das baterias permitirem a adoção generalizada de veículos elétricos. Todavia, é importante notar que o aproveitamento pleno do potencial de economia e de redução de emissão de poluentes está condicionado à implantação das chamadas smart grids e, mais importante, de como se configura a produção marginal de energia elétrica na região e no período considerados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Impactos ambientais e econômicos dos veículos elétricos e híbridos plug-in : uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2123 : Impactos ambientais e econômicos dos veículos elétricos e híbridos plug-in : uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 39 p. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Controle de Poluição. Engenharia Ambiental::Engenharia Ambiental::Impacto Ambiental | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Meios de Transporte::Veículos::Veículos Elétricos | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Pesquisa Econômica::Avaliação Econômica | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efeito estufa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emissões de gases | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação econômica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia ambiental | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série Monográfica: Texto para Discussão ; 2123 | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper presents a brief literature review concerning the costs and benefits of electric vehicles and hybrid electric vehicles, highlighting their advantages in terms of greenhouse gas emissions reductions. Even though electric and electro-hybrid vehicles must still overcome many cultural and technological barriers, they present a great potential in improving the energy efficiency of the transportation system, as well as reducing the costs of electric energy production and transmission. The hybrid vehicles may close the technological and operational gap between the old internal combustion powered vehicles and the new electric cars, until new improvements on batteries allow the widespread introduction of electric cars as the standard individual transportation vehicles. Nevertheless, it is imperative to stress that the full potential benefits of these vehicles is conditioned to the implementation of Smart Grids that enable the electric system to use them as a reservoire of energy that provides back up power to the system, to be employed in peak consumption hours. It is also vital to ensure that the required incremental energy production is proportionately cleaner than the internal combustion vehicles they replace. | pt_BR |
ipea.researchfields | Sustentabilidade Ambiental | pt_BR |
ipea.classification | Meio Ambiente. Recursos Naturais | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros Transportes: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2123.pdf | 284.75 kB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2123_sumex.pdf | 36.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.