Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5347
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_n4_ Produção.pdf188.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Produção industrial por intensidade tecnológica: setores intensivos em tecnologia foram mais afetados durante a crise
Authors: De Negri, Fernanda
Alvarenga, Gustavo Varela
Santos, Carolina Fernandes dos
Abstract: Neste texto, investiga-se até que ponto a crise também teve impactos sobre a composição da produção industrial brasileira. Em outras palavras, busca-se saber se a crise afetou mais fortemente a produção industrial de produtos intensivos em tecnologia do que outros segmentos da indústria. Para tanto, os setores de atividade da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PIM-IBGE) foram agregados, segundo a metodologia proposta pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em setores de baixa, média baixa, média alta e alta tecnologia. Calculou-se, para cada uma destas categorias, um índice composto de produção física, a partir da média ponderada dos índices de produção física dos setores que compõem cada uma das quatro categorias de análise. O fator de ponderação utilizado para o cálculo do novo índice foi a participação percentual de cada setor no valor bruto da produção de sua respectiva categoria em 2007 – último dado disponível da Pesquisa Industrial Anual (PIA).
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3473
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Radar - Artigos
Appears in Collections:Indústria: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.