Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5528
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicados_n41_Emprego_oferta.pdf538.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Emprego e oferta qualificada de mão de obra no Brasil : impactos do crescimento econômico pós-crise
Other Titles: Comunicados do Ipea 41 : Emprego e oferta qualificada de mão de obra no Brasil : impactos do crescimento econômico pós-crise
Authors: Campos, André Gambier
Guedes, Erivelton Pires
Carvalho, Sandro Sacchet de
Matijascic, Milko
Dias, Guilherme
Castro, Daniel
Garcia, João Cláudio
Santos, James Richard Silva
Abstract: A expansão econômica do pós-crise deverá impactar direta e indiretamente o comportamento do mercado de trabalho brasileiro. Isso porque o ritmo de abertura das novas vagas e a prática generalizada da rotatividade no trabalho em diferentes setores de atividade econômica e localidades do território nacional afetam fortemente a oferta de mão de obra qualificada disponível no Brasil. Em virtude disso, o presente Comunicado do Ipea procura considerar o possível impacto da demanda global e setorial por trabalhadores decorrente do impulso do crescimento econômico sobre a oferta de mão de obra nacional, regional e por UF – unidades da federação. Ao final, o balanço esperado para o presente ano entre demanda e oferta de mão de obra permite analisar a possibilidade de haver escassez geral ou localizada ou, ainda, excesso de oferta de trabalhadores frente ao ritmo de expansão da economia brasileira. As principais informações adotadas por este Comunicado originam-se do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD) e do Ministério do Trabalho e Emprego (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED -, Relação Anual de Informações Sociais - Rais). A sistematização do conjunto de dados oficiais e sua projeção para o ano de 2010 com base na evolução de 2004 a 2008, bem como a análise apresentada, decorrem de estudos em curso no Ipea.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.