Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5586
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRU_n09_aglomeracao.pdf677 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Aglomeração, caracterização e dinâmica econômica setorial dos municípios do estado de Goiás em 2008 : avaliação empírica e proposição de política
Authors: Romanatto, Eduiges
Arriel, Marcos Fernando
Silva, Guilherme Jonas Costa da
Abstract: Este estudo parte do pressuposto que a economia goiana se tornou mais dinâmica a partir dos anos 2000, com crescimento econômico médio acima da economia nacional, e propõe abranger a dinâmica econômica dos municípios do estado. A proposta metodológica passa pelo cálculo do índice de terciarização e por análises multivariadas, que buscam corroborar com a hipótese de que o maior dinamismo é resultado de um processo de formação e consolidação de clusters setoriais em determinadas regiões do estado, e que aglomerações geraram externalidades positivas e contribuíram para uma maior integração intermunicipal e dinamismo setorial. Contudo, este fenômeno também, segundo os autores, intensificaram as desigualdades regionais no Goiás. Como medida de política, o artigo sugere, com base nos resultados obtidos, que o estado deve considerar as características regionais e estimular as suas potencialidades.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4678
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.