Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5773
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NT_n03_Technological-change-agricultural-growth_Dimac_2003-out.pdf167.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Technological change and agricultural growth in the Brazilian Cerrado : a theoretical analysis
Other Titles: Nota Técnica n. 03 (Dimac) : Technological change and agricultural growth in the Brazilian Cerrado : a theoretical analysis
Authors: Rezende, Gervásio Castro de
Abstract: Este artigo argumenta que a expansão agrícola das regiões de cerrado no Brasil devido ao baixo preço das terras nessas regiões, em comparação com as outras regiões agrícolas do Brasil e do exterior. Este baixo preço da terra é, por sua vez, atribuída não só à maior distância destas regiões dos principais mercados, mas também às limitações de recursos naturais (o período de seca extremamente duras, o que limita as atividades agrícolas para grãos e gado) e , acima de tudo, de inovações tecnológicas que "produziu" uma abundância de terra de boa qualidade. A fim de mostrar mais claramente como esse processo tenha ocorrido, o trabalho desenvolve um modelo do mercado de terras que permite a "produção de terras", e deriva as implicações de tal modelo para funções de produção e da produtividade total dos fatores (PTF) analisa . O documento também procura explicar por que a estrutura agrária do cerrado é tão concentrado. A explicação relaciona o baixo preço da terra e as características peculiares dos recursos naturais e tecnologia, em vez do papel das políticas agrícolas. Nas suas conclusões, o estudo deriva algumas implicações para o meio ambiente, bem como as políticas de reforma agrária.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Nota Técnica
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Relatórios de Atividades / Técnicos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Relatórios de Atividades / Técnicos
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.