Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Ricardo Paes de-
dc.contributor.authorMendonça, Rosane Silva Pinto de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1987pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-21T12:45:34Z-
dc.date.available2016-01-21T12:45:34Z-
dc.date.issued1991-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5956-
dc.description.abstractEste trabalho investiga algumas das consequências da pobreza sobre a bem-estar de crianças e adolescentes entre sete e 17 anos e alguns dos mecanismos de transmissão intergeracional da pobreza. Especificamente, com base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)), de 1987, descrevemos como a frequência à escola e a entrada de menores (conjunto de crianças e adolescentes entre série e 17 anos) no mercado de trabalho se relacionam com o nível de renda da unidade doméstica a que pertencem. A análise é conduzida por gênero e idade de acordo com a região de residência. Conclui-se que a taxa de participação de menores no mercado de trabalho e a taxa de não-frequência à escola são: a) crescentes com a idade; b) maiores entre os homens do que entre as mulheres; c) maiores em São Paulo e Porto Alegre do que em Fortaleza; e d) decrescentes com os recursos econômicos da unidade doméstica em que vivem.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleInfância e adolescência no Brasil : as consequências da pobreza diferenciadas por faixa etária e região de residênciapt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 355-376 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Composição da População::Distribuição Etária::Infânciapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br) É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordAdolescênciapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3499pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, ago. 1991pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this paper we investigate some consequences of poverty on children and youth’s welfare as well as some of the mechanisms for the transmission of poverty. Specifically, based on PNAD – 1987 we describe how school attendance and child labor force participation are related with household income. The analysis is accomplished by children’s gender and age, as weel as considering their area of residence. We show that child labor force participation rate and the proportion not attending school are: a) increasing with age; b) greater for males than for females; c) greater in São Paulo than in Fortaleza; and d) decreasing with household resourcespt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDemografia. Populaçãopt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
Appears in Collections:Demografia. População: Artigos
Desenvolvimento Social: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v21_n02_Infancia.pdf541.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.