Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCastro, Newton Rabello de-
dc.date.accessioned2016-01-21T13:53:34Z-
dc.date.available2016-01-21T13:53:34Z-
dc.date.issued1988-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5960-
dc.description.abstractA partir do estudo dos condicionantes impostos pela demanda e pela tecnologia, bem como do exame da estrutura de custos de curto e longo prazos, analisam-se a estrutura de mercado, a rentabilidade e a evolução dos principais indicadores operacionais e financeiros das empresas de transporte comercial (ETC), da indústria de transporte rodoviário de carga. 0 estudo revela que o setor constituído por essas empresas é bastante heterogêneo e segmentado, apresentando evidências de economias de densidade que diminuem com o volume transportado e a extensão média das linhas, mas que são significativas mesmo para as maiores empresas do setor (cerca de 1 bilhão de toneladas-quilômetro produzidas). No curto prazo, a parcela de custos fixos chega a 30-40%, dando margem à prática de preços predatórios. A estrutura de mercado caracteriza-se por índices de concentração elevados, com um pequeno número de grandes empresas detendo uma fração ponderável de cada mercado. Ao mesmo tempo, o mercado também abriga um grande número de pequenas e médias empresas que concentram suas atividades nas rotas menos densas e/ou em serviços mais especializados. O desempenho e a evolução do setor são analisados a luz desses resultados, e suas implicações para uma regulamentação que vise uma maior eficiência econômica são também discutidas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEstrutura e desempenho do setor de transporte rodoviário de cargapt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 55-82pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Econômica::Pesquisa Econômica::Análise da Demandapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordDemandapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3516pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, abr. 1988pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractFollowing the industrial organization methodology, we analyse the Market structure and the economic performance of trucking firms in Brazil. The sector is found to be highly heterogeneous and segmented with respect to the type of market served. The cost structure shows strong evidence of economies of density which decreases both with the volume transported and the average length of the haul. In the short run, fixed cost can be as high as 30-10% which allows for predatory pricing in periods of excess capacity. Market structure is concentrated in high density routes, but, at the same time, allows for a large number of small firms either to operate in less dense routes or to ofter more specialized services. The analysis of net return on sales and the industry performance in the 1968;83 period give further support to these findings. In the light of these results, we conclude with a discussion of the rationale and potential impacts of the federal regulation of the truching sector recently established.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationSociedade. Participação Social. Controle Socialpt_BR
Appears in Collections:Transportes: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v18_n01_Estrutura.pdf977.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.