Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6049
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2137.pdf3.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2137_sumex.pdf37.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Determinantes regionais da produtividade industrial : o papel da infraestrutura
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2137 : Determinantes regionais da produtividade industrial : o papel da infraestrutura
Authors: Schettini, Daniela
Azzoni, Carlos Roberto
Abstract: Este trabalho avaliou o papel da infraestrutura sobre a produtividade das indústrias em nível de mesorregiões brasileiras. Constatou-se que a infraestrutura afeta positivamente a eficiência das indústrias, embora, pela dimensão dos coeficientes estimados, essa influência seja de pequena monta. Nos níveis médios de eficiência e produto, um aumento de 1% na cobertura regional de rodovias leva a um acréscimo no indicador de eficiência produtiva regional (que varia entre zero e um) da ordem de 0,1289 pontos e de 0,121% no produto industrial regional; similar aumento em infraestrutura urbana (composto de abastecimento de água, esgotamento sanitário e iluminação pública) leva a um crescimento na eficiência da ordem de 0,2801 pontos e de 0,247% no produto; para telefonia, que se mostrou apenas marginalmente significante, o resultado é de aumento de 0,152 pontos no índice de eficiência e de 0,142% no produto.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.