Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6101
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2138.pdf819.57 kBAdobe PDFView/Open
td_2138_sumex.pdf39.57 kBAdobe PDFView/Open
Title: Choques macroeconômicos e a probabilidade de permanecer empregado ou desempregado
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2138 : Choques macroeconômicos e a probabilidade de permanecer empregado ou desempregado
Authors: Cavalcanti, Marco Antônio Freitas de Hollanda
Moreira, Ajax R. B.
Abstract: Este exercício contribui para literatura que relaciona ciclo macroeconômico com mercado de trabalho, estimando um modelo Favar para o Brasil com quatro variáveis – grau de utilização, taxa de inflação, taxa Selic e taxa de câmbio real – e uma variável latente que resume o estado do mercado de trabalho, que é representado com as probabilidades de estar empregado, permanecer empregado e permanecer desempregado de diferentes grupos demográficos. São identificados os choques de demanda, oferta, monetário, cambial e social, utilizando o sinal da resposta de um modelo macroeconômico estrutural − o modelo Dinâmico Estocástico de Equilíbrio Geral (Dynamic Stochastic General Equilibrium − DSGE). Os resultados confirmam que o mercado de trabalho é afetado pelo ciclo através das flutuações das contratações.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.