Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6251
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RTM_v1_n1_Acordos.pdf534.05 kBAdobe PDFView/Open
Title: Os Acordos de parceria econômica entre a União Europeia e o grupo de países da África - Caribe - Pacífico : nova governança ou nova dependência?
Other Titles: Economic partnership agreements between the EU and the African, Caribbean and Pacific group of countries : new governance or new dependency?
Authors: Merrien, François-Xavier
Abstract: Durante muito tempo, a cooperação entre a União Europeia (UE) e os países da África – Caribe – Pacífico (ACP) foi considerada um modelo “progressivo” de parceria. No entanto, o Acordo de Cotonou (2000) marcou uma profunda mudança na relação entre estes parceiros, dado que impunha a implementação de um quadro com base no livre comércio e exigia que as relações entre as partes tivessem como base uma nova forma de governança. Muitos países da ACP questionam o uso do conceito de governança pela UE, considerando-o um instrumento de poder com o objetivo de estabelecer uma nova dependência centro (UE) – periferia (ACP) no contexto da globalização. Para examinar tal processo, o presente artigo analisa os interesses envolvidos nas negociações, a ação de legitimação da UE (a nova governança), a construção do discurso crítico (a nova dependência) e os efeitos deste confronto sobre a aplicação dos acordos.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6116
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6124
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.