Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6568
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2164.pdf4.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2164_sumex.pdf45.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Rio de Janeiro além de 2016 : um projeto para a nova geração de infraestrutura em transportes
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2164 : Rio de Janeiro além de 2016 : um projeto para a nova geração de infraestrutura em transportes
Authors: Lourenço, Rosane S.
Abstract: A progressiva visibilidade internacional proporcionada pelos megaeventos esportivos sediados pelo Rio de Janeiro tem exposto os gestores públicos aos extremos da arte de administrar. Se, por um lado, o fato oferece os meios determinantes para o crescimento econômico e o alcance da desejada produtividade, por outro, representa um desafio na superação de antigas disfunções, como a vagarosa mobilidade e a desagradável poluição. A forma pela qual os gestores escolheram responder à questão tem sido decisiva e merece ser estudada nas nuances que modelam o desenvolvimento futuro. As inovações proporcionadas pela infraestrutura de transporte e pelo arranjo institucional correspondente prenunciam transformar o perfil da região e favorecer o ritmo saudável de vida da população. A conjugação de crescente urbanização com desenvolvimento sustentável é crível, desde que a atenção seja focada nas interdependências, com a ocupação do solo, a geração de energia limpa e o uso de tecnologia da informação e comunicação.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Saúde: Livros
Transportes: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.