Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Uallace Moreira-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1990-2014pt_BR
dc.date.accessioned2016-06-21T21:00:24Z-
dc.date.available2016-06-21T21:00:24Z-
dc.date.issued2016-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6571-
dc.description.abstractA partir dos anos 1990, intensificou-se, na economia mundial, a implementação de estratégias por parte das empresas de fragmentarem seus processos de produção e alocar suas atividades produtivas em vários países e regiões, formando com isso cadeias globais de valores que recriam a divisão internacional do trabalho na economia mundial. Diante desse cenário, foram implementadas políticas setoriais, como o Regime Automotivo Brasileiro (RAB) em 1996 e o Inovar-Auto em 2012, com vista a promover, no setor automobilístico, ganho de competitividade e produtividade. O objetivo deste trabalho é analisar essas políticas para a indústria automobilística adotadas a partir dos anos 1990 e seus impactos sobre a participação do Brasil na cadeia produtiva automobilística, bem como sua relação com a dinâmica da inserção externa brasileira nas últimas décadas, propondo ainda ideias que contribuam para a reflexão sobre a construção de uma agenda de políticas públicas no Brasil que tenha como objetivo a integração do país nas cadeias globais de valor da indústria automobilística.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2167 : O Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical106 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Produção Industrial. Produtos Industriais::Produção Industrial. Produtos Industriais::Produção industrialpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovaçõespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilísticapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCadeias globais de valorespt_BR
dc.subject.keywordIndústria automobilísticapt_BR
dc.subject.keywordRegime Automotivo Brasileiro (RAB)pt_BR
dc.subject.keywordInovar-autopt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar as políticas para a indústria automobilística adotadas a partir dos anos 1990 e seus impactos sobre a participação do Brasil na cadeia produtiva automobilística, bem como sua relação com a dinâmica da inserção externa brasileira nas últimas décadas, propondo ainda ideias que contribuam para a reflexão sobre a construção de uma agenda de políticas públicas no Brasil que tenha como objetivo a integração do país nas cadeias globais de valor da indústria automobilística.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2167pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractFrom the 1990s, the implementation of strategies for companies to fragment their production processes and allocate their productive activities in various countries and regions were intensified in the global economy, forming with this global value chains to recreate the international division of labour in the global economy. Given this scenario, sectoral policies were implemented as the Brazilian Automotive Regime (RAB) in 1996 and the Innovate-Auto in 2012 to promote the automotive sector gain in competitiveness and productivity. The objective of this study is to analyze these policies for the automotive industry adopted from the 1990s and their impact on Brazil’s participation in the automotive supply chain, as well as its relation to the dynamics of the Brazilian international insertion in recent decades, proposing further ideas to contribute to the reflection on the construction of a public policy agenda in Brazil that aims to integrate the country in the global chain of automotive value.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationIndústriapt_BR
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros
Indústria: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2167.pdf2.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2167_sumex.pdf43.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.