Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6611
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2187.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2187_sumex.pdf27.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Transformações e tendências recentes na regulação dos serviços de ônibus urbano no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2187 : Transformações e tendências recentes na regulação dos serviços de ônibus urbano no Brasil
Authors: Gomide, Alexandre de Ávila
Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
Abstract: Este texto procura discutir as estruturas regulatórias dos sistemas de transporte coletivo por ônibus urbano, caracterizando as suas principais variáveis e avaliando seus impactos sobre o desempenho econômico, financeiro e operacional dos serviços. Inicialmente, procurou-se esclarecer os motivos da regulação dos sistemas de ônibus urbano a partir de uma revisão da literatura especializada, destacando-se, entre outros motivos, as falhas de mercado existentes, como a geração de externalidades negativas e de iniquidades sociais na produção dos serviços, além da própria essencialidade do transporte público – responsável pelos deslocamentos da população de baixa renda. Posteriormente, foi apresentado um conjunto de variáveis de caracterização dos modelos regulatórios, como uma plataforma de análise exploratória e comparativa desses modelos. Além disso, por meio do levantamento de evidências empíricas, foram analisadas as principais alterações ocorridas em alguns modelos regulatórios e seus efeitos sobre as condições dos serviços. Por fim, discutiram-se as tendências e os desafios presentes para a regulação e o financiamento dos sistemas de transporte públicos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Transportes: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.