Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6652
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Fernanda Julyanna Silva dos | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Raquel Menezes Bezerra | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Luciano Menezes Bezerra | - |
dc.coverage.spatial | Bahia, Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T19:29:07Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T19:29:07Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6652 | - |
dc.description.abstract | Analisam-se os efeitos da eleição do diretor escolar sobre o desempenho dos alunos por meio dos modelos de dados em painel e diferença em diferenças. Comparam-se os desempenhos das escolas municipais e estaduais da Bahia, tendo, estas últimas, adotado a eleição desde 2008. São utilizados os dados da Prova Brasil de 2007 (anterior à política), 2009 e 2011. Os resultados mostram que em geral não houve aumento no desempenho dos alunos devido à adoção da política e, quando significante, o efeito foi negativo – caso apenas da nota de Matemática no modelo de diferença em diferenças com os dados de 2007 e 2011. Constaram-se ainda reduções sobre as taxas de aprovação e abandono escolar no período. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Eleição nas escolas : uma análise do impacto do diretor eleito sobre o desempenho educacional no estado da Bahia | pt_BR |
dc.title.alternative | Election in schools : an analysis of principal’s election on the students’ proficiency levels in the state of Bahia | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 177-209 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Escolas de Acordo com o Nível de Ensino::Escolas | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Política::Política::Eleições | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educação | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). | pt_BR |
dc.subject.keyword | Seleção de diretores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diferença em diferenças | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6490 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 46, n. 01, p. 177-209, abr. 2016. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The main goal of this paper is to analyze the school’s principal’s election on the students’ proficiency levels. We compare the school’s proficiency between state and city schools in Bahia, where a selection by election was implemented only in city schools (the control group), after 2008. The databases used are Prova Brasil 2007 (before the change), 2009 and 2011. Our results show that in general there were no gains on mean proficiency levels both in Mathematics and in Portuguese exams due to principals' elections, and, when this effect was significant it was negative – only for Mathmatics in the difference-in-difference model for the 2007-2011 period. We also documented a reduction in attainment and dropout rates. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v46_n01_Eleição.pdf | 175.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.