Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6652
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Fernanda Julyanna Silva dos-
dc.contributor.authorSampaio, Raquel Menezes Bezerra-
dc.contributor.authorSampaio, Luciano Menezes Bezerra-
dc.coverage.spatialBahia, Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-28T19:29:07Z-
dc.date.available2016-06-28T19:29:07Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6652-
dc.description.abstractAnalisam-se os efeitos da eleição do diretor escolar sobre o desempenho dos alunos por meio dos modelos de dados em painel e diferença em diferenças. Comparam-se os desempenhos das escolas municipais e estaduais da Bahia, tendo, estas últimas, adotado a eleição desde 2008. São utilizados os dados da Prova Brasil de 2007 (anterior à política), 2009 e 2011. Os resultados mostram que em geral não houve aumento no desempenho dos alunos devido à adoção da política e, quando significante, o efeito foi negativo – caso apenas da nota de Matemática no modelo de diferença em diferenças com os dados de 2007 e 2011. Constaram-se ainda reduções sobre as taxas de aprovação e abandono escolar no período.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEleição nas escolas : uma análise do impacto do diretor eleito sobre o desempenho educacional no estado da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeElection in schools : an analysis of principal’s election on the students’ proficiency levels in the state of Bahiapt_BR
dc.typePesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 177-209pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Escolas de Acordo com o Nível de Ensino::Escolaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Política::Política::Eleiçõespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Públicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).pt_BR
dc.subject.keywordSeleção de diretorespt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordDiferença em diferençaspt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6490pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 46, n. 01, p. 177-209, abr. 2016.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe main goal of this paper is to analyze the school’s principal’s election on the students’ proficiency levels. We compare the school’s proficiency between state and city schools in Bahia, where a selection by election was implemented only in city schools (the control group), after 2008. The databases used are Prova Brasil 2007 (before the change), 2009 and 2011. Our results show that in general there were no gains on mean proficiency levels both in Mathematics and in Portuguese exams due to principals' elections, and, when this effect was significant it was negative – only for Mathmatics in the difference-in-difference model for the 2007-2011 period. We also documented a reduction in attainment and dropout rates.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v46_n01_Eleição.pdf175.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.