Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6705
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duenhas, Rogério Allon | - |
dc.contributor.author | França, Marco Túlio Aniceto | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Flávio de Oliveira | - |
dc.coverage.spatial | Curitiba - PR | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-04T17:31:10Z | - |
dc.date.available | 2016-07-04T17:31:10Z | - |
dc.date.issued | 2011-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6705 | - |
dc.description.abstract | O artigo mostra o impacto da abertura de escolas da primeira fase do ensino fundamental à comunidade nos finais de semana sobre dimensões de violência percebidas pelos diretores. Dois contrafactuais são utilizados: escolas que aguardavam a entrada no programa e as que não demonstraram interesse. Por um lado, o programa mostrou impacto positivo sobre as relações intraescolas, como a melhoria do relacionamento entre o corpo discente, redução de crimes contra a propriedade e o tráfico de drogas na escola. Por outro, aumentou a percepção de diretores sobre os conflitos externos às escolas, como ação de gangues e vandalismo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Abrir as escolas à comunidade nos finais de semana reduz que tipo de violência? : uma análise de contrafactual utilizando mínimos quadrados ponderados pelo Propensity Score | pt_BR |
dc.title.alternative | Openning school to community during the weekends reduces what kind of violence? : a counterfactual analysis using Propensity Score weighted least squares | pt_BR |
dc.title.alternative | Abrir las escuelas a la comunidad los fines de semana reduce que tipo de violencia? : un análisis de contra factual utilizando mínimos cuadrados ponderados por Propensity Score | pt_BR |
dc.title.alternative | Quels types de violence sont réduits par l’ouverture des écoles municipales le week-end? : une analyse contrefactuelle basée sur la méthode des moindres carrés pondérés pur Propensity Score | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 77-96 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Relações Escola-Comunidade | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contrafactual | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6534 | pt_BR |
ipea.description.objective | Verificar se a implantação do PCE na cidade de Curitiba, em 2005, contribuiu para a redução da violência, representada pela delinquência prática, ou seja, depredação, pichações, venda e consumo de drogas, violência física e verbal, contra professores e entre os alunos. | pt_BR |
ipea.description.methodology | Mínimos quadrados ponderados (MQP) pelo propensity score (PS) | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 37, jul./dez. 2011 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui anexos | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper tests the impact of Comunidade Escola Program on some violence aspects obtained by the primary school principal’s answers to Prova Brasil 2007. This program showed positive result according to some characteristics such as the improvement of the relationship among pupils, decreasing crime against propriety and occurrence of drug dealing into school. There is a rise in principal sensitivity about out of school violence such as gangs and vandalism. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Social: Artigos Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPP_n37_Abrir_escolas.pdf | 274.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.