Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6705
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDuenhas, Rogério Allon-
dc.contributor.authorFrança, Marco Túlio Aniceto-
dc.contributor.authorGonçalves, Flávio de Oliveira-
dc.coverage.spatialCuritiba - PRpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-04T17:31:10Z-
dc.date.available2016-07-04T17:31:10Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6705-
dc.description.abstractO artigo mostra o impacto da abertura de escolas da primeira fase do ensino fundamental à comunidade nos finais de semana sobre dimensões de violência percebidas pelos diretores. Dois contrafactuais são utilizados: escolas que aguardavam a entrada no programa e as que não demonstraram interesse. Por um lado, o programa mostrou impacto positivo sobre as relações intraescolas, como a melhoria do relacionamento entre o corpo discente, redução de crimes contra a propriedade e o tráfico de drogas na escola. Por outro, aumentou a percepção de diretores sobre os conflitos externos às escolas, como ação de gangues e vandalismo.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAbrir as escolas à comunidade nos finais de semana reduz que tipo de violência? : uma análise de contrafactual utilizando mínimos quadrados ponderados pelo Propensity Scorept_BR
dc.title.alternativeOpenning school to community during the weekends reduces what kind of violence? : a counterfactual analysis using Propensity Score weighted least squarespt_BR
dc.title.alternativeAbrir las escuelas a la comunidad los fines de semana reduce que tipo de violencia? : un análisis de contra factual utilizando mínimos cuadrados ponderados por Propensity Scorept_BR
dc.title.alternativeQuels types de violence sont réduits par l’ouverture des écoles municipales le week-end? : une analyse contrefactuelle basée sur la méthode des moindres carrés pondérés pur Propensity Scorept_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 77-96pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Relações Escola-Comunidadept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violênciapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.subject.keywordEscolapt_BR
dc.subject.keywordContrafactualpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6534pt_BR
ipea.description.objectiveVerificar se a implantação do PCE na cidade de Curitiba, em 2005, contribuiu para a redução da violência, representada pela delinquência prática, ou seja, depredação, pichações, venda e consumo de drogas, violência física e verbal, contra professores e entre os alunos.pt_BR
ipea.description.methodologyMínimos quadrados ponderados (MQP) pelo propensity score (PS)pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 37, jul./dez. 2011pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui anexospt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper tests the impact of Comunidade Escola Program on some violence aspects obtained by the primary school principal’s answers to Prova Brasil 2007. This program showed positive result according to some characteristics such as the improvement of the relationship among pupils, decreasing crime against propriety and occurrence of drug dealing into school. There is a rise in principal sensitivity about out of school violence such as gangs and vandalism.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n37_Abrir_escolas.pdf274.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.