Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva Júnior, Luiz Honorato da-
dc.contributor.authorSampaio, Yony-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-04T17:33:53Z-
dc.date.available2016-07-04T17:33:53Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6706-
dc.description.abstractEste artigo procura verificar o efeito marginal da qualidade da escola, mensurada pela razão aluno por professor nas Unidades da Federação (UFs) do Brasil, e do background familiar, mensurado pelos níveis de educação dos pais dos indivíduos contidos em uma amostra obtida a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 1996, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre os resultados educacionais destes indivíduos e sobre seus retornos à educação no mercado de trabalho. Verifica-se que uma diminuição na razão aluno por professor é positivamente relacionada aos aumentos na educação média dos indivíduos, mas a educação dos pais possui um efeito ainda mais forte sobre a escolarização destes indivíduos. As evidências empíricas encontradas sugerem que uma melhoria na qualidade da escola traria resultados positivos sobre a educação média e sobre os retornos à educação no mercado de trabalho, além de estes retornos terem a peculiaridade de serem maiores para indivíduos nascidos em regiões e grupos etários com background familiar mais pobre. Verifica-se, ainda, que a qualidade da escola tenha sido uma substituta técnica do background familiar como fator de produção de capital humano. Assim, investimentos feitos de forma mais eficiente em educação poderiam reduzir as diferenças nos resultados educacionais induzidas pela desigualdade de educação dos pais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleQualidade da escola e background familiar na formação de capital humano no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeSchool quality and family background in human capital formation in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeCalidad escuela y antecedentes de la familia en formación de capital humano en Brasilpt_BR
dc.title.alternativeQualité d’école et background de la famille dans la formation du capital humain au Brésilpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 275-300pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Rendimento Escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Escolas de Acordo com o Nível de Ensino::Escolaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Administração do Ensinopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Pessoal Docente::Relações entre Docentes e Alunospt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordQualidade da escolapt_BR
dc.subject.keywordBackground familiarpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordCapital humanopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6532pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 45, jul./dez. 2015.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper estimates the marginal effect of the school quality, represented by the student-teacher ratio, of family background, measured by parental education, on the educational attainment of individuals and on labor market returns in a sample from Pnad 1996. It is verified that a reduction in the student-teacher ratio is positively correlated with increases in the average education of the individuals; however the improvement of the education of the parents have a still more strong effect on the education of these individuals. The empirical evidences also suggest that an improvement in the school quality brings positive results on the average education and on the returns to the education in the work market and, these returns have the peculiarity of being bigger for the individuals born in regions and cohorts with poorer family background. Finally, it is verified that the school quality has been a technical substitute of parental education as a production factor of human capital. Thus, a greater and more efficient investment in education can be used to reduce the differences induced by unequal parental education.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n45_Qualidade_da_escola.pdf537.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.