Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorWing, NG Haig-
dc.contributor.authorHonorato, Luiz-
dc.coverage.spatialPernambuco, Brasilpt_BR
dc.coverage.temporal2009pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-04T17:55:15Z-
dc.date.available2016-07-04T17:55:15Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6711-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é avaliar quais os principais fatores que influenciam no sucesso dos candidatos que almejam ingressar por meio de vestibular na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entre os campi Recife e Agreste. Pretende-se verificar as similaridades e diferenças que caracterizam cada campus e curso escolhido. Para a concretização de tais objetivos, utilizam-se dos questionários socioeconômicos e da nota final do candidato para a realização de uma análise empírica da razão das chances de aprovação. Na análise são utilizados dados de 2009 compostos por 2.992 observações, fornecidos pela Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST), e o método utilizado para a análise é o logit binário. Verifica-se que os alunos que possuem maior probabilidade de êxito no vestibular fizeram cursinho pré-vestibular, residem na mesorregião onde se localiza o campus em que pretendem estudar e tentaram mais de uma vez o concurso vestibular. Além disso, os estudantes possuem pais com maior nível de educação formal e elevada renda familiar.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDeterminantes socioeconômicos na probabilidade de aprovação no exame vestibular : uma análise entre os campi da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.title.alternativeSocial and economic determinants in approval probability in the vestibular examination : an analysis between UFPE campuspt_BR
dc.title.alternativeDeterminantes socioeconómicos en la probabilidad de aprobación en el examen de admisión en la universidad : un análisis entre los campus de la UFPEpt_BR
dc.title.alternativeDeterminants socio-économiques dans la probabilité de réussite de l’examen d’entrée dans l’université : une comparaison entre les campus de l’UFPEpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 97-131 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Programa de estudos::Programas de Ensinopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordVestibularpt_BR
dc.subject.keywordInteriorizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6534pt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar quais os principais fatores que influenciam no sucesso dos candidatos que almejam ingressar por meio de vestibular na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entre os campi Recife e Agreste.pt_BR
ipea.description.methodologyMétodo utilizado para a análise é o logit bináriopt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 37, jul./dez. 2011.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper has as objective to evaluate the main factors that influence the students’ success who are entering at vestibular of University Federal of Pernambuco in Recife comparatively to the new Agreste’s campus and Recife, as well the differences between each course chosen. Intends to examine the similarities and differences that characterize each campus and course chosen. To achieve these goals, we use the socioeconomic questionnaire and the final score of the candidate to carry out an empirical analysis of the odds ratio of approval. Are used in the analysis of 2009 data consists of 2992 observations, provided by COVEST and the method used for the analysis is the logit. It appears that students are more likely to have success in the vestibular entrance exam preparatory course, lie in the city which UFPE campus is located and who wishes to study and tried more than once the exam. In addition, students have parents with higher levels of formal education and high family income.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Regionalpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n37_Determinantes.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.