Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6905
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2219.pdf549.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2219_sumex.pdf40.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Integração econômica via União Europeia : lições para a América do Sul?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2219 : A integração econômica via União Europeia : lições para a América do Sul?
Authors: Osório, Luiz Felipe Brandão
Abstract: A União Europeia configura um experimento nas relações internacionais que desperta as reações mais variadas, passando desde a euforia extremada ao ódio nacionalista. Essa confusão de sentimentos deve-se não apenas à ampla gama de matérias abarcadas e nem à complexidade orgânica da instituição, mas, notadamente, às análises superficiais que emanam da doutrina tradicional, as quais ainda teimam em pairar no âmbito da superfície, dedicando-se à aparência dos fenômenos internacionais, sem adentrar em sua real essência concreta e total. Destarte, para que se desenvolva um estudo consistente é imperioso que se compreenda a integração europeia em seus aspectos mais recônditos, sem desconsiderar sua forma política e jurídica, mas delas partindo para que se desvende a realidade de sua economia política. A partir deste exercício, será possível apreender o que a experiência europeia pode trazer à realidade sul-americana.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.