Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Aléssio Tony Cavalcanti de-
dc.contributor.authorAraújo Júnior, Ignácio Tavares de-
dc.contributor.authorRamalho, Hilton Martins de Brito-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-04T13:16:48Z-
dc.date.available2017-01-04T13:16:48Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7370-
dc.description.abstractEste trabalho investiga os fatores associados ao desempenho dos alunos de escolas públicas brasileiras em exames padronizados, mostrando, em especial, como o esforço empreendido na gestão escolar resulta em ganhos de aprendizagem para o discente. A metodologia consiste na estimação de uma função de produção educacional, a partir dos microdados da Prova Brasil, por meio de um modelo hierárquico linear com três níveis: aluno, escola e município. Os resultados mostram que as diferenças entre os alunos ainda explicam a maior parcela da variabilidade das notas, tanto controlando pelas heterogeneidades entre as escolas quanto pelas diferenças municipais. Entretanto, os rendimentos dos estudantes relacionam-se diretamente com a elevação do desempenho médio da escola nos anos anteriores e com a maior presença de professores efetivos no quadro docente, assim como associa-se inversamente com o histórico de reprovação e/ou abandono na escola. Portanto, o esforço da escola é relevante para explicar o desempenho do aluno, resultado que persiste mesmo após se controlar diferenças entre as municipalidades de cada estado brasileiro.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEsforço da gestão escolar na rede pública de ensino fundamental e o desempenho dos estudantes no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEfforts of school management in the public elementary school and student performance in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeLos Esfuerzos de la gestión escolar en la escuela primaria pública y el desempeño estudiantil en Brasilpt_BR
dc.title.alternativeLes Efforts de gestion de l’école à l’école primaire publique et le rendement des élèves au Brésilpt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 135-166 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordQualidade da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordFunção de produção escolarpt_BR
dc.subject.keywordModelo hierárquicopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7357pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 47, jul./dez. 2016.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationResumo em português, inglês, espanhol e francêspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper investigates the factors associated with the performance of students in Brazilian public schools on standardized tests, showing, especially, as the efforts made in school management results in learning gains for students. The methodology consists in estimating an educational production function, from the microdata of Prova Brasil, using hierarchical linear model with three levels: student, school and municipality. The results show that the differences between the students explain the largest portion of the variability of scores, both controlling the heterogeneity between schools as by municipal differences. On the other hand, the scores of students are directly related to the increase in the average school performance in previous years and the greater presence of effective teachers in the teaching staff, as well as the historical of repetition and dropout in school has a negative association. Therefore, the school effort is relevant in explaining student achievement, a result that persists even when controlling differences between the municipalities of each Brazilian state.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n47_esforço.pdf632.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.