Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7393
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TdM_v3_n1_Papeis.pdf268.16 kBAdobe PDFView/Open
Title: Os Papéis projetados pela política externa brasileira para o Oriente Médio durante os governos Lula (2003-2010)
Other Titles: The Roles played by brazilian foreign policy for Middle East region during Lula's administration (2003-2010)
Papeles proyectados por la política exterior brasileña para la región del Medio Oriente durante la administración Lula (2003-2010)
Authors: Notari, Maria Helena de Aguiar
Abstract: O presente artigo tem por objetivo descrever e analisar os principais papéis projetados pela política externa brasileira para o Oriente Médio durante os governos Lula (2003-2010). Argumenta-se, dessa maneira, que a diplomacia brasileira atuou naquela região por meio de cinco papéis centrais: i) ponte entre os povos, países e regiões; ii) defensora da paz e dos direitos humanos; iii) agente promotor de assistência humanitária internacional; iv) criador de novos arranjos políticos, diplomáticos e econômicos alternativos ao status quo; e v) mediador de conflitos. Para realizar esta pesquisa, utilizou-se do método de análise de discurso e de conteúdo documental. A análise dos cinco principais papéis projetados pelo Brasil para a região geográfica do Oriente Médio durante os dois governos Lula visa a descobrir o principal objetivo do país naquela região, ou seja, a intenção de fundo da diplomacia brasileira ao investir, no Oriente Médio, seus escassos tempos, recursos financeiros e pensamento estratégico.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7378
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos
Comércio Internacional: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.