Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7516
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RP_Caracterização_2015.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open
Title: Caracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil : arranjos institucionais de gestão metropolitana (Componente 1) : região metropolitana de Goiânia
Authors: Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Abstract: A população da Região Metropolitana de Goiânia (RM de Goiânia), em 2010, somava 2.173.141 habitantes, distribuída em vinte municípios, representando um território de 7.315,1 km2, o que lhe confere uma densidade demográfica aproximada de 297,07 hab./km2 e taxa de urbanização de 98,0%. No cômputo estadual, segundo informação do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan), a participação da população metropolitana passou de 34,8% para 36,2%, entre 2000 e 2010, o que corresponde a dois terços do total de Goiás, concentrando, também, um terço de seus eleitores, cerca de 80% de seus estudantes universitários e 36,9% de seu produto interno bruto (PIB/2010). Apenas quatro municípios – Goiânia (o Polo), Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo – concentram aproximadamente 90% da população do aglomerado metropolitano (1.946.589 habitantes). Outros quatro municípios possuem população entre 20 mil e 50 mil habitantes: Inhumas, Goianira, Bela Vista de Goiás e Nerópolis.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Relatório de Pesquisa
Appears in Collections:Demografia. População: Relatórios de Atividades / Técnicos
Desenvolvimento Regional: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.