Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11058/7554
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2279.pdf14.28 MBAdobe PDFView/Open
TD_2279_sumex.pdf50.94 kBAdobe PDFView/Open
Title: Clusterização espacial e não espacial : um estudo aplicado à agropecuária brasileira
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2279 : Clusterização espacial e não espacial : um estudo aplicado à agropecuária brasileira
Authors: Carvalho, Alexandre Xavier Ywata de
Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Laureto, Camilo Rey
Moreira, Guilherme Costa Chadud
Basso, Gustavo Gomes
Guimarães, Luiz Felipe Dantas
Pena, Marina Garcia
Abstract: Este trabalho apresenta uma análise de clusterização de áreas mínimas comparáveis (AMCs) para traçar um mapa de agrupamentos homogêneos a partir de uma combinação de variáveis climáticas, de características do solo e de produção agropecuária. A metodologia permite a visualização de interações entre as diversas variáveis utilizadas, identificando, por exemplo, padrões de coexistência, no nível municipal, de diferentes culturas agrícolas. A discussão apresenta os algoritmos tradicionais sem contiguidade (aglomerativo hierárquico e k-means) e o algoritmo aglomerativo hierárquico com imposição de contiguidade. Busca-se, dessa forma, explorar diferenças entre as tipologias construídas com diferentes abordagens, além de prover configurações alternativas de agrupamentos. As metodologias discutidas permitem ainda a incorporação de critérios tradicionais de escolha do número de clusters, tais como estatísticas CCC, pseudo-F e pseudo-t².
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros
Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.