Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7647
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorWaltenberg, Fábio Domingues-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2017-03-31T19:24:00Z-
dc.date.available2017-03-31T19:24:00Z-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7647-
dc.description.abstractEste texto, defende a gratuidade em contraposição à proposta de empréstimos com amortizações contingentes à renda (ECR). De início, lista características desejáveis de um sistema de educação superior, de modo a nivelar o terreno em que se trava a discussão. Depois, expõe os elementos básicos da ECR, bem como os pontos que parecem centrais na argumentação contrária à gratuidade. Na sequência, contesta a argumentação dentro dos próprios limites comumente estabelecidos por quem critica a gratuidade, e brevemente questiona a ECR. Por fim, sustenta que, em razão das questões que toca, o debate sobre a gratuidade não pode se dar de forma estanque, sem uma reflexão sobre o estado de bem-estar social brasileiro, que envolva a face gasto público social, mas também a face tributação.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleCursos em estabelecimentos públicos de ensino superior devem permanecer gratuitospt_BR
dc.typeRadar - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 27-31pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Ensino Gratuitopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Assistência Financeira a Estudantes::Empréstimos para Estudantespt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEducação superior públicapt_BR
dc.subject.keywordEmpréstimos com amortizações contingentes à renda (ECR)pt_BR
dc.subject.keywordGratuidadept_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7612pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 49, 43 p., fev. 2017.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_n49_cursos.pdf75.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.