Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7784
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza Júnior, José Ronaldo de Castro-
dc.contributor.authorSantos, Francisco Eduardo de Luna e Almeida-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2017-2037pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-05T15:04:34Z-
dc.date.available2017-05-05T15:04:34Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7784-
dc.description.abstractOs resultados apresentados no texto mostram que, ao frear o crescimento das despesas primárias, a Emenda Constitucional (EC) nº 95 tem o potencial de estabilizar e reduzir a dívida bruta do governo geral, garantindo, assim, a sustentabilidade da dívida pública brasileira. Os efeitos positivos da maior credibilidade da política fiscal podem extrapolar a questão puramente fiscal e se espalhar para a economia real por meio de um aumento da segurança para consumidores e investidores quanto ao futuro da economia brasileira. O novo regime fiscal é claramente uma estratégia gradualista para lidar com o grave problema atual das contas públicas brasileiras. O prazo de vinte anos, com a possibilidade de alteração na metade do período, também parece ser adequado. Dependendo do desempenho da economia nos próximos dez anos, pode ser possível adotar uma regra mais branda a partir de 2027. O horizonte de duas décadas, contudo, é indicado para dar mais credibilidade a esse tipo de estratégia porque, caso o crescimento do produto interno bruto (PIB) seja menor, o ajuste fiscal seria ainda mais gradual.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleSimulações da trajetória da dívida bruta do governo geral (2017 a 2037)pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2303 : Simulações da trajetória da dívida bruta do governo geral (2017 a 2037)pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical34 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Tributação::Política Fiscalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Finanças Públicas::Dívida Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Finanças Públicas::Gastos Públicospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Matemática. Análise Estatística::Matemática. Análise Estatística::Simulaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Tributação::Reformas Tributáriaspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidaspt_BR
dc.subject.keywordNovo regime fiscalpt_BR
dc.subject.keywordDívida bruta do governo geralpt_BR
ipea.description.objectiveDemonstrar a trajetória atual da dívida pública brasileira; e avaliar o impacto da proposta de aumento nominal das despesas primárias do governo restrito ao IPCA sobre a trajetória futura da dívida bruta do governo geral.pt_BR
ipea.description.methodologyMétodo de estimação aplicado à economiapt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2303pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe results presented in the text show that, by curbing the growth of primary expenditures, Constitutional Amendment 95 has the potential to stabilize and to reduce general government gross debt, thus guaranteeing the sustainability of the Brazilian public debt. The positive effects of a greater fiscal policy credibility can extrapolate the purely fiscal issue and spread to the real economy through improving economic agents’ confidence. The new fiscal regime is clearly a gradualist strategy to deal with the current serious problem of the Brazilian public accounts. The 20-year term – with the possibility of change in the mid-term – also appears to be adequate. Depending on the economic performance over the next ten years, it may be possible to adopt a softer rule after 2027. However, the two-decade horizon gives more credibility to this type of strategy.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationSistema Monetário. Finanças. Bancospt_BR
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2303.pdf2.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2303_sumex.pdf129.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.