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dc.contributor.authorMatijascic, Milko-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T19:21:49Z-
dc.date.available2017-06-20T19:21:49Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7929-
dc.description.abstractAs condições de vida dos professores da educação básica, quando comparadas às da média da população ocupada, são melhores no Brasil. Mas a forte presença de professores em domicílios com renda per capita inferior a 0,5 salário mínimo (SM) requer atenção. As escolas públicas, com destaque para as estaduais seguidas mais à distância pelas municipais, apresentam, em geral, melhores indicadores de instrução e organização sindical, sendo que as escolas privadas possuem indicadores piores em quase todas as regiões brasileiras. A remuneração dos professores é relativamente baixa no Brasil e varia entre regiões e por local de residência. A consolidação de uma nova realidade, na qual o salário médio seja o equivalente à média dos profissionais com nível superior completo, deve mudar essa realidade e criar condições mais favoráveis à melhoria do desempenho dos alunos em matéria de aprendizado.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleProfessores da educação básica no Brasil : condições de vida, inserção no mercado de trabalho e remuneraçãopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2304 : Professores da educação básica no Brasil : condições de vida, inserção no mercado de trabalho e remuneraçãopt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical37 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Salários. Incentivos Salariais::Salários. Incentivos Salariaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Sociedade e Indivíduo::Qualidade de Vidapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Pessoal Docente::Situação dos Docentespt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordRemuneraçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalhopt_BR
ipea.description.objectiveApresentar a situação dos professores da educação básica no Brasil em termos de remuneração, bem como de condições de vida e de trabalho.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2304pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractLife conditions for teachers working in basic education are better than those of the average Brazilian working population. However, the high number of teachers living in households with per capita income below 0.5 of the minimum wage requires attention. Teachers in public schools have better conditions than private school teachers, when controlling for teachers schooling and union representation. Nevertheless, teachers’ incomes are reduced and salaries vary quite a bit throughout the country. When teachers’ average salaries equal the average of the population with tertiary education, it would create conditions that would foster improved student learning.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

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