Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7929
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matijascic, Milko | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-20T19:21:49Z | - |
dc.date.available | 2017-06-20T19:21:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7929 | - |
dc.description.abstract | As condições de vida dos professores da educação básica, quando comparadas às da média da população ocupada, são melhores no Brasil. Mas a forte presença de professores em domicílios com renda per capita inferior a 0,5 salário mínimo (SM) requer atenção. As escolas públicas, com destaque para as estaduais seguidas mais à distância pelas municipais, apresentam, em geral, melhores indicadores de instrução e organização sindical, sendo que as escolas privadas possuem indicadores piores em quase todas as regiões brasileiras. A remuneração dos professores é relativamente baixa no Brasil e varia entre regiões e por local de residência. A consolidação de uma nova realidade, na qual o salário médio seja o equivalente à média dos profissionais com nível superior completo, deve mudar essa realidade e criar condições mais favoráveis à melhoria do desempenho dos alunos em matéria de aprendizado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Professores da educação básica no Brasil : condições de vida, inserção no mercado de trabalho e remuneração | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2304 : Professores da educação básica no Brasil : condições de vida, inserção no mercado de trabalho e remuneração | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 37 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Trabalho::Salários. Incentivos Salariais::Salários. Incentivos Salariais | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Sociedade e Indivíduo::Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Pessoal Docente::Situação dos Docentes | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Remuneração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado de trabalho | pt_BR |
ipea.description.objective | Apresentar a situação dos professores da educação básica no Brasil em termos de remuneração, bem como de condições de vida e de trabalho. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2304 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Life conditions for teachers working in basic education are better than those of the average Brazilian working population. However, the high number of teachers living in households with per capita income below 0.5 of the minimum wage requires attention. Teachers in public schools have better conditions than private school teachers, when controlling for teachers schooling and union representation. Nevertheless, teachers’ incomes are reduced and salaries vary quite a bit throughout the country. When teachers’ average salaries equal the average of the population with tertiary education, it would create conditions that would foster improved student learning. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2304.pdf | 765 kB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2304_sumex.pdf | 125.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.