Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7943
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRU_n16_Federalismo.pdf83.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Federalismo e redistribuição intergovernamental de recursos no Brasil : um mapa da orientação federal na Região Nordeste (2000/2015)
Authors: Monteiro Neto, Aristides
Abstract: Este ensaio contém uma breve análise e interpretação de como se combinaram variadas formas de intervenção governamental no nível federal – políticas e instrumentos – para promover o crescimento e a mudança estrutural regional. O texto propõe a existência de um padrão de intervenção governamental que acionou elementos estruturais – determinados por regras consolidadas no federalismo brasileiro – com elementos conjunturais – dados por opções de políticas postas em prática na última década e meia, pelo menos. Um esquema teórico para apreensão das principais variáveis macroeconômicas é brevemente apresentado e tem o propósito de delinear variáveis e inter-relações entre estas. O arranjo de variáveis manuseadas pelo governo federal incorpora, de um lado, a ação redistributiva consagrada no texto constitucional e, de outro lado, assume a existência de instrumentos e recursos federais postos à disposição do desenvolvimento regional no Brasil.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7916
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Economia e Política Internacional - Artigos
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.