Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7997
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Negreiros, Dalila Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T19:26:29Z | - |
dc.date.available | 2017-07-31T19:26:29Z | - |
dc.date.issued | 2017-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7997 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a formação de docentes na implementação da política de educação das relações étnico-raciais usando como referência os programas Educação Africanidades Brasil (Africanidades) e Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Federais e Estaduais de Educação Superior (Uniafro). Ao longo do trabalho, foi identificado que ambos os programas possuíram sérios problemas de concepção e execução, que culminaram em incapacidade de cumprir objetivos, no que se refere à formação de docentes para a implementação de educação das relações étnico-raciais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Educação das relações étnico-raciais : análise da formação de docentes por meio dos programas Uniafro e Africanidades | pt_BR |
dc.title.alternative | Education of ethnic-racial relations : an analysis of teacher training through Uniafro and Africanities programs | pt_BR |
dc.title.alternative | La Educación de las relaciones étnico-raciales : análisis de la formación del profesorado a través de los programas Uniafro y Africanidades | pt_BR |
dc.title.alternative | Education des relations ethniques-raciale : analyse de la formation des enseignants au moyen de programmes africanidades et uniafro | pt_BR |
dc.type | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br/ppp | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 81-105 | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Pessoal Docente::Formação de Docentes | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Quadro Institucional::Diretos Humanos::Relações Raciais::Relações Raciais | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Planejamento Econômico::Polítias Públicas | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Programa de estudos::Programas de Ensino | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Promoção da igualdade racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7987 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP), Brasília, n. 48, jan./jun. 2017. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumo em português, inglês, espanhol e francês | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper analyzes the training of teachers for the implementation of the policy of Education of Racial-Ethnic Relations using as reference the “Programa Educação Africanidades Brasil” (Africanidades) and “Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Federais e Estaduais de Educação Superior” (Uniafro). Design and implementation problems were identified in both programs, which culminated in their inability to fulfill their objectives as regards the training of teachers for the implementation of education for ethnic and racial relations. However, from the analysis of these execution models of public policy as well as l as Seppir's querry result, we can indicate ways to implement an effective policy for the training of teachers for the education of ethnic and racial relations. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Social: Artigos Gênero e Raça |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n48_educação.pdf | 108.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.