Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8255
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2361.pdf1.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2361_sumex.pdf128.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O campo de pesquisa da economia solidária no Brasil : abordagens metodológicas e dimensões analíticas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2361 : O campo de pesquisa da economia solidária no Brasil : abordagens metodológicas e dimensões analíticas
Authors: Silva, Sandro Pereira
Abstract: O paradigma da economia solidária emergiu no fim do século XX como uma proposta de organização autogestionária do trabalho e da produção que envolve um amplo conjunto de práticas coletivas em busca de novas estratégias de inclusão social e desenvolvimento territorial. Desde então, passou a consolidar-se enquanto novo campo de pesquisa em diversas áreas do conhecimento científico, não se restringindo às ciências sociais. O objetivo deste texto foi identificar e caracterizar a publicação científica em periódicos indexados envolvendo o campo da economia solidária, em suas várias dimensões. Buscou-se enfatizar as abordagens metodológicas utilizadas pelos autores, as áreas de conhecimento em que se inserem e os principais objetos de análise observados. Espera-se com isso poder auxiliar na compreensão de um quadro geral sobre o perfil da produção nesse campo de pesquisa, além de instigar novos questionamentos para pesquisas futuras, dada a complexidade de pontos problematizados academicamente relacionados ao tema.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.