Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8286
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2369.pdf9.13 MBAdobe PDFView/Open
TD_2369_sumex.pdf604.69 kBAdobe PDFView/Open
Title: Sobre a agricultura irrigada no semiárido : uma análise histórica e atual de diferentes opções de política
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2369 : Sobre a agricultura irrigada no semiárido : uma análise histórica e atual de diferentes opções de política
Authors: Castro, César Nunes de
Abstract: Nas últimas décadas, na tentativa de promover um modelo de agricultura com elevada produtividade no semiárido, sucessivos governos têm investido na infraestrutura hídrica para a criação de diversos distritos de irrigação na região. Este Texto para Discussão analisa historicamente a evolução da agricultura irrigada e as opções de política do governo federal com relação ao seu desenvolvimento no semiárido brasileiro. A partir deste retrato, objetiva-se discutir sobre o potencial da agricultura irrigada como indutor do desenvolvimento agrícola na região e sobre diferentes opções de política para a irrigação do semiárido. Existem perímetros instalados no polo de Petrolina e Juazeiro, que se desenvolveram ao longo das décadas até chegar ao estágio atual, nos quais se realiza uma produção agrícola moderna e rentável voltada para a exportação. Existem também aqueles que não foram completados e encontram-se parcialmente operantes. O sucesso desses empreendimentos, com relação a renda e empregos gerados, número de colonos assentados, empresas instaladas, entre outros fatores, é muito variado.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros
Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.