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dc.contributor.authorNiquito, Thais Waideman-
dc.contributor.authorSachsida, Adolfo-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-09T19:09:57Z-
dc.date.available2018-05-09T19:09:57Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8357-
dc.description.abstractEste estudo analisa o efeito da obrigatoriedade da inclusão das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio, estabelecida por meio da Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008, sobre o desempenho escolar nessa etapa de ensino. Foram usadas informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A principal estratégia empírica adotada foi a estimação de um modelo de diferenças em diferenças, tendo como grupo de controle os indivíduos de coortes não afetadas pela lei e como tratados os indivíduos de coortes afetadas pelo estabelecimento da lei. Adicionalmente, também foi estimado um modelo com dados em painel para verificar de que forma a inclusão dessas disciplinas afeta o desempenho médio da escola. Os resultados mostram efeito negativo da inclusão dessas disciplinas sobre diversas áreas do conhecimento, principalmente sobre o desempenho em matemática.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEfeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolarpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2384 : Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolarpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical74 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Secundáriopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Ciências Sociais::Ramos das Ciências Sociais::Filosofiapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Ciências Sociais::Ramos das Ciências Sociais::Sociologiapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Rendimento Escolarpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordFilosofiapt_BR
dc.subject.keywordSociologiapt_BR
dc.subject.keywordDiferenças em diferençaspt_BR
dc.subject.keywordEfeitos fixospt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar se a imposição da inclusão das disciplinas de filosofia e sociologia em todas as séries do ensino médio afetou o desempenho escolarpt_BR
ipea.description.methodologyModelo com dados em painel - diferenças em diferenças; e efeitos fixos.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2384pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

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