Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8357
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Niquito, Thais Waideman | - |
dc.contributor.author | Sachsida, Adolfo | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-09T19:09:57Z | - |
dc.date.available | 2018-05-09T19:09:57Z | - |
dc.date.issued | 2018-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8357 | - |
dc.description.abstract | Este estudo analisa o efeito da obrigatoriedade da inclusão das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio, estabelecida por meio da Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008, sobre o desempenho escolar nessa etapa de ensino. Foram usadas informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A principal estratégia empírica adotada foi a estimação de um modelo de diferenças em diferenças, tendo como grupo de controle os indivíduos de coortes não afetadas pela lei e como tratados os indivíduos de coortes afetadas pelo estabelecimento da lei. Adicionalmente, também foi estimado um modelo com dados em painel para verificar de que forma a inclusão dessas disciplinas afeta o desempenho médio da escola. Os resultados mostram efeito negativo da inclusão dessas disciplinas sobre diversas áreas do conhecimento, principalmente sobre o desempenho em matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2384 : Efeitos da inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino médio sobre o desempenho escolar | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 74 p. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Secundário | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cultura. Sociedade::Ciências Sociais::Ramos das Ciências Sociais::Filosofia | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cultura. Sociedade::Ciências Sociais::Ramos das Ciências Sociais::Sociologia | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Rendimento Escolar | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diferenças em diferenças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efeitos fixos | pt_BR |
ipea.description.objective | Analisar se a imposição da inclusão das disciplinas de filosofia e sociologia em todas as séries do ensino médio afetou o desempenho escolar | pt_BR |
ipea.description.methodology | Modelo com dados em painel - diferenças em diferenças; e efeitos fixos. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2384 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndice | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_2384.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TD_2384_sumex.pdf | 122.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.