Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8504
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n50_avaliação.pdf181.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma Avaliação do impacto da política de expansão dos institutos federais nas economias dos municípios brasileiros
Other Titles: An Impact evaluation of the expansion policy of the federal institutions in the Brazilian municipalities economies
Una Evaluación del impacto de la política de expansión de los institutos federales en los municipios brasileños
Évaluation de l’impact de la politique d’expansion des instituts fédérales de l’épargne bresilien municipalités
Authors: Faveri, Dinorá Baldo de
Petterini, Francis Carlo
Barbosa, Marcelo Ponte
Abstract: Os institutos federais (IFs) são as unidades da rede federal de educação profissional e tecnológica (EPT). Uma política de expansão dos IFs foi conduzida entre 2004 e 2016, sob a expectativa de que o espraiamento da EPT serviria para a redução das iniquidades sociais e territoriais. Embora exista uma literatura tratando dos aspectos normativos dessa política, não foram encontradas avaliações de impacto. O presente artigo busca preencher essa lacuna ao testar hipóteses de que os novos IFs causaram mudanças em alguns indicadores socioeconômicos locais. Os resultados apontaram que, nesse período inicial, houve impacto nos municípios com menos de 70 mil habitantes. Com base nisso, os aspectos de curto e longo prazos da interiorização da EPT são discutidos.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8497
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos
Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.