Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Vanessa Elias de-
dc.contributor.authorAbrucio, Fernando Luiz-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2018-08-30T15:41:44Z-
dc.date.available2018-08-30T15:41:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8605-
dc.description.abstractA produção de políticas públicas objeto recorrente de estudos da ciência política brasileira, com os mais variados enfoques: jogo político que antecede sua formulação, papel dos processos históricos na definição de seus formatos, efeito das escolhas institucionais sobre os resultados alcançados etc. Alguns temas específicos que compõem o processo de produção de políticas públicas não têm merecido, no entanto, a mesma atenção. Tendo-se isso em vista, aqui, intentamos minorar parcialmente essa lacuna, analisando o papel e a importância de um ator que nos parece fundamental, tanto do ponto de vista da produção de políticas públicas quanto do consequente resultado político das políticas implementadas: a burocracia de médio escalão. Buscamos ampliar a compreensão desse ator de políticas públicas, ao analisarmos o efeito e a importância que essa burocracia específica tem sobre a produção de políticas públicas na política de educação; uma das principais políticas descentralizadas e com forte participação dos governos subnacionais no Brasil atual.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleBurocracia de médio escalão e diretores de escola : um novo olhar sobre o conceitopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 207-225pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Burocraciapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Administração de Instituições de Ensino::Administração Escolarpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Públicapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordBurocracias públicaspt_BR
dc.subject.keywordJogo político e médio escalãopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordDireção escolarpt_BR
dc.relation.referencesCapítulo publicado em: Burocracia e políticas públicas no Brasil : interseções analíticas / organizadores: Roberto Pires, Gabriela Lotta, Vanessa Elias de Oliveira. – Brasília : Ipea : Enap, 2018.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Educação: Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Burocracia de médio escalão.pdf152.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.