Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8696
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2412_.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2412_sumex.pdf601.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Análise dos impactos do Pronaf na agricultura do Brasil no período de 2007 a 2016
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2412 : Análise dos impactos do Pronaf na agricultura do Brasil no período de 2007 a 2016
Authors: Araujo, Jair Andrade
Vieira Filho, José Eustáquio Ribeiro
Abstract: Este Texto para Discussão analisa os impactos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf ) na agricultura e pecuária para as 26 Unidades da Federação (UFs) e o Distrito Federal do Brasil no período de 2007 a 2016. O modelo de vetores autorregressivos em painel foi usado para mensurar os efeitos dos choques de crédito ofertado pelo Pronaf, através da quantidade e do valor agregado dos contratos da agricultura e pecuária, sobre a área plantada, o valor bruto da produção agrícola e a pecuária e produtividade da terra. Por meio das informações oriundas do Banco Central do Brasil (BCB) e Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE), os resultados indicam que o impulso-resposta da área plantada, do valor da produção e da produtividade da terra, a um choque no valor do crédito, gerou um retorno positivo durante um período, até mudar de direção e convergir a zero depois do sexto período. No entanto, encontram-se resultados opostos quando ocorre o choque na quantidade de contratos do Pronaf para a agricultura. Conclui-se, assim, que o programa impõe viés de seleção e não estimula o agricultor a diversificar sua produção, o que compromete a promoção do desenvolvimento e a redução da pobreza rural, que, portanto, precisa ser reestruturada.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.